quinta-feira, 29 de outubro de 2015

CINEMA EM TIRAS - DE VOLTA PARA O FUTURO - PARTE 5




CURIOSIDADES SOBRE "DE VOLTA PARA O FUTURO"

16. Homenagem a Kubrick

O grande gênio do cinema é homenageado pelos produtores em uma cena que Marty McFly conecta sua guitarra em um amplificador no laboratório do Doc Brown. Ao fazer isso, aparece um letreiro com CRM 114. As letras são o nome do decodificador que aparece em “Doutor Fantástico” e os números se referem ao código de exploração de Júpiter em “2001 – Uma Odisseia no Espaço”.


17. Homenagem a Spielberg

Em uma cena de 1955, aparece um cinema que está exibindo os filmes “A Boy’s Life” e “Watch the Skies”. Trata-se de dois títulos iniciais de filmes de Steven Spielberg, que é um dos produtores da obra: “E.T. – O Extraterrestre” e “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”.

18. Homenagens a clássicos da ficção científica

Apesar de haver uma certa rivalidade entre os fãs de “Star Wars” e “Star Trek”, a homenagem às duas sagas é uma unanimidade. Em 1955, Marty McFly se apresenta como Dart Vader ao seu pai para convencê-lo a ir ao baile e, de quebra, faz a saudação vulcana.

19. Mesmo cenário

Você já teve a sensação de ter visto a rua principal do filme em alguma outra produção? Pois você está certo: o cenário foi compartilhado com “Gremlins”, de 1984.
 
 

20. De volta ao passado

No primeiro filme, McFly retorna a 5 de novembro de 1955 – mesma data da viagem no tempo de “Um Século em 43 Minutos”, de 1979.
 
 

21. Marty McFly muda o futuro

Marty se escontra com Doc Brown no estacionamento do shopping Twin Pines (Pinheiros Gêmeos). Brown explicado que o estabelecimento havia sido construído em uma antiga fazenda que tinha duas árvores juntas. Ao voltar no tempo, em 1955, McFly se choca com o DeLorean em uma das árvores e ao retornar a 1985 descobre que agora o shopping se chama Lone Pine (Pinheiro Solitário).

22. Erro de timing

O filme contém alguns erros de timing. Marty encontra sua família em novembro de 1955 assistindo a um episódio do seriado “The Honeymooners” que só passou um mês depois! Além disso, a guitarra Gibson ES-345 que ele usa para tocar no baile só foi produzida em 1958.
 
 

23. Cachorro de verdade?

Você se lembra que Doc Brown coloca um cachorro dentro do DeLorean para testar a viagem no tempo? Pois então: nas cenas à distância, trata-se de uma pessoa fantasiada de cachorro! Só vemos um cão de verdade quando a cena é em close.

24. Chimpanzé

Originalmente, o animalzinho de estimação de Doc Brown não era um cachorro, mas um chimpanzé.
 
 

25. Palíndromo

O nome completo do cientista é: Doc Emmett Lathrop Brown e esconde algumas brincadeiras. Lido de trás pra frente, Emmett fica parecido com “time” (“tempo”, em inglês), e Lathrop forma a palavra “portal”.

26. Skate com especialista

O esporte não era muito popular quando o filme foi gravado, mas os produtores tiveram a ajuda de um cara que viria a se tornar uma lenda do skate: Tony Hawk. Além dele, Per Welinder, campeão europeu da modalidade, também é consultor do filme.
 
 

27. Playboy

Quando o primeiro filme passou na televisão norte-americana em 1990, ele continha uma cena bônus: Doc Brown aparece folheando uma Playboy daquele ano.
 
 

28. Calvin Klein

Marty McFly usa o nome do famoso estilista ao viajar para 1955 – Calvin Klein já era famoso nos anos 80.
 

29. Pendurado na torre

No início do filme, aparece uma miniatura da torre do relógio com um homem pendurado nela. No final do filme, descobrimos que Doc Brown fica pendurado no relógio.
 
 

30. Continuações

Enquanto filmavam a continuação, que se passaria em 1885, os produtores acharam que tinham material para dois filmes. Assim, a primeira ideia de continuação virou a terceira parte da trilogia, e o segundo filme se passa no futuro: justamente no ano em que estamos vivendo, 2015.


-----------------------------------








Nenhum comentário:

Postar um comentário