terça-feira, 1 de outubro de 2013

MOMENTO HISTÓRICO EM PORTO ALEGRE





      Sim, momento histórico em Porto Alegre! E o pior (ou  melhor)  é que o presenciei sem querer... Estava eu voltando do escritório do Leandro Selister (o designer da coleção "Era uma vez um conto de fadas inclusivo") no ônibus Auxiliadora, quando deparei-me com o Secretário de Acessibilidade e um rapaz com deficiência visual chamado Daniel. 

 

      Naquela exata viagem, estava sendo testado pela primeira vez o sistema que permite aos cegos pegarem o ônibus com maior independência (postagem de ontem do blog).  Infelizmente, não sei o sobrenome do Daniel para citá-lo aqui no Centauro Alado. E, uma pena também que não houvesse nem um órgão da imprensa para registrar isso. As fotos foram batidas de dentro do ônibus, quando o rapaz cego e o secretário terminaram o teste.

 
      O cobrador gentilmente informou-me que o Daniel era o primeiro cego a testar o aparelho que já vem sendo usado em algumas cidades como Belo Horizonte, por exemplo. Chegou a vez de Porto Alegre... Antes tarde do que nunca.

2 comentários:

  1. Boa tarde!

    Meu nome é Adriano Assis, e sou uma das pessoas que aparecem nas fotos que você postou. Sou o diretor da empresa Geraes, de Belo Horizonte, responsável pelo aparelho DPS2000.

    Fiquei muito contente por encontrar em seu blog um relato de uma "testemunha ocular" do primeiro teste do sistema aqui em Porto Alegre. O rapaz que tinha acabado de usar o DPS2000 se chama Daniel Lucas Cardoso, e é um dos 12 primeiros voluntários que utilizarão o sistema a partir dessa semana.

    No momento em que você nos registrou, tínhamos acabado de atender à imprensa no ponto final da linha 510, e tínhamos acabado de descer para atender a outra equipe de reportagem. Outros veículos de imprensa, como a rede Record de televisão, ainda fizeram a cobertura jornalística na tarde de ontem.

    Estamos trabalhando para que o teste piloto do DPS2000 em Porto Alegre continue acontecendo com sucesso, como você viu ontem.

    Parabéns pelo blog e por ajudar a divulgar essa notícia tão boa para todos os deficientes visuais da capital gaúcha.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que iniciativa fantástica, Adriano! Sim, foi uma baita coincidência eu ter entrado no ônibus justamente no momento em que vocês estavam fazendo o teste. Peço desculpas por estar respondendo essa sua mensagem um ano depois do seu comentário, mas só agora que a encontrei. Obrigado por suas palavras! Grande abraço!

      Excluir