quarta-feira, 16 de outubro de 2013

ENCONTRO BRASILEIRO DE PESSOAS QUE GAGUEJAM



      Depois de percorrer o Rio de Janeiro, Espírito Santo, Piauí e Rio Grande do Sul, o Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam chegará ao estado de São Paulo. A sexta edição do evento, promovido todos os anos pela Associação Brasileira de Gagueira (ABRA Gagueira) em comemoração ao Dia Internacional de Atenção à Gagueira (22 de outubro), será realizado no próximo dia 26 de outubro (sábado), na Universidade Federal de São Paulo, das 8h às 18h.
      As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo site da Associação (www.abragagueira.org.br). Este ano, o principal destaque do Encontro será a discussão gagueira x deficiência. Irão participar da mesa redonda “A Gagueira Como Deficiência” as fonoaudiólogas Fabíola Juste e Claudia Arcuri (Cômite de Fluência da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia), Leila Nagib (UFRJ), Luciana Contesini (Diretora Secretária da Abra Gagueira), além do psicólogo Francisco Nogueira e dos representantes da Abra Gagueira no Rio de Janeiro Luiz Fernando Ferreira e Renato Poubel.
   Também haverá espaço para o público se manifestar sobre este tema bastante polêmico e que pode impactar no processo de reabilitação, na inserção no mercado de trabalho mas também no preconceito social.
      Além dessa temática, o VI Encontro vai discutir diversos assuntos referente à gagueira. O evento contará com palestras de profissionais, depoimentos de pessoas que gaguejam e discussões sobre os avanços científicos nas pesquisas sobre gagueira.
   “Nosso objetivo é discutir cada vez mais a temática gagueira sob um ponto de vista atualizado. Vamos abordar o que há de mais novo nas pesquisas sobre gagueira, a relação gagueira na escola, de professor para professor, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Investigação Fonoaudiológica da Fala e da Fluência da UNIFESP/EPM e muitas outras surpresas”, explicou a presidente da Associação Brasileira de Gagueira, fga. Eliane Regina Carrasco.
      A presidente da Associação também vai abordar o impacto na qualidade de vida dos frequentadores do Grupo de Apoio para pessoas que gaguejam, um dos principais projetos desenvolvidos pela Abra Gagueira desde a sua fundação e que já chegou a 18 estados brasileiros. “O crescimento dos grupos tem ajudado diversas pessoas que convivem diariamente com o problema. Queremos mostrar o impacto que esses grupos têm na vida das pessoas que gaguejam, além de incentivar a criação de mais grupos pelo Brasil”, explica a fonoaudióloga Eliane Regina Carrasco.
     Os grupos de apoio da Abra Gagueira são reuniões para pessoas que gaguejam. É um espaço para troca de informações sobre gagueira, tanto no que se refere a informações mais objetivas e cientificas, como também e, principalmente, para a troca de experiências entre os participantes. A fonoaudióloga Daniela Veronica Zackiewicz, Diretora tesoureira da Abra Gagueira, também vai fazer um resumo dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano pela Associação.
      O jornalista Maurício Júnior, representante da Abra Gagueira em Pernambuco, abordará o tema Gagueira nos Esportes, mostrando os exemplos de superação de vários jogadores e esportistas que ao longo de suas carreiras conviveram com a gagueira. O material é fruto de uma série de reportagens publicadas no jornal Folha de Pernambuco, veículo de comunicação em que o mesmo trabalha, hoje como repórter da editoria de Política.
     Por fim, o cineasta e representante da Abra Gagueira no Rio de Janeiro, Daniel Barbosa, vai apresentar o projeto para criação do primeiro longa metragem sobre Gagueira – “A Voz do Gago”. O encerramento do evento será com a vice-presidente da Abra Gagueira, Débora Rangel, que fará uma apresentação musical para os presentes.
      Idealizado há seis anos, o Encontro é destinado a pessoas que gaguejam, seus familiares e amigos, além de fonoaudiólogos, estudantes de Fonoaudiologia, educadores e demais interessados. O VI Encontro é uma realização da Abra Gagueira e da UNIFESP, com patrocínio da Microsom, ID360 New Media, Plenavox e Pró-Fono e apoio do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da USP, Curso de Fonoaudiologia da Santa Casa e Instituto Brasileiro da Fluência.

Serviço
Data: 26 de outubro de 2013
Horário: das 8h às 18h
Local: Auditório Marcos Lindemberg (UNIFESP/EPM)
Rua Botucatu, nº 862, Vila Mariana, São Paulo/SP
Público-alvo: pessoas que gaguejam, familiares, fonoaudiólogos, educadores e demais interessados
Realização: ABRA GAGUEIRA e UNIFESP/EPM

FONTE: http://www.deficientefisico.com//

Nenhum comentário:

Postar um comentário