quarta-feira, 3 de julho de 2013

A ORIGEM SOMBRIA DOS CONTOS DE FADAS



      No século 16, em uma época sombria onde o lado obscuro da mente humana reinava em absoluto, os contos de fada não eram histórias para crianças.
      Isso acontecia porque naqueles tempos a cultura era rústica e não havia distinção entre infância, adolescência e idade adulta.
       A maioria dos contos infantis foram inventados por camponeses que incluíam sexo, estupro, violência e finais macabros nas histórias.
       Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Branca de Neve, Bela Adormecida e outros contos de fadas foram contados de geração para geração por camponeses em volta do fogo nas noites de inverno europeu.
       Escritores como o francês Charles Perrault e os alemães Jacob e Wilhelm Grimm se destacaram no fim do século 17 e o início do século 19 por pesquisarem e adaptarem as histórias contadas por camponeses. Eles não foram os primeiros a passar para o papel as histórias, mas foram os mais bem-sucedidos em suas adaptações.
      Nos dias atuais, foram eliminados dos contos os detalhes violentos ou sexuais e incluídos o final feliz e a moral da história.
Segue abaixo algumas histórias originais:


CHAPEUZINHO VERMELHO

      Abaixo segue trechos da história de Chapeuzinho contada pelos camponeses na França do século 18:

      “Então o lobo seguiu pelo caminho dos alfinetes e chegou primeiro à casa. Matou a avó, despejou seu sangue numa garrafa e cortou sua carne em fatias, colocando tudo numa travessa. Depois, vestiu sua roupa de dormir e ficou deitado na cama, a espera da menina. 


Toc, Toc!Entre, querida. – disse o lobo.


Olá vovó. Trouxe para a senhora um pouco de pão e leite. – disse a menina.

Sirva-se também de alguma coisa. Há carne e vinho na copa. – disse o lobo.

      A menina comeu o que lhe era oferecido...
 
      Depois o lobo disse:

Tire a roupa e deite-se na cama comigo.

Onde ponho o avental? – disse a menina.

Jogue no fogo. Você não vai mais precisar dele. – respondeu lobo.

      Para cada peça de roupa, corpete, saia, anágua e meias, a menina fazia a mesma pergunta.

      E cada vez, o lobo respondia:

Jogue no fogo. Você não vai precisar mais dela.

      Quando a menina se deitou na cama, disse:

Ah, vovó! Como você é peluda!
É para me manter mais aquecida, querida. – ele respondeu.

(...) Até que ela perguntou:
Ah, vovó! Que dentes grandes você tem!
É para comer melhor você, querida! - E ele a devorou”.
      E assim acaba os conto, sem “moral da história”, sem caçador, sem final feliz.


CINDERELA

      Incesto, assassinato, mutilação... Assim eram as versões primitivas de Cinderela. Em uma das histórias, a madrasta deixa Cinderela sem comer, em uma época em que a fome rondava as aldeias.
      Em outra versão, a moça vira empregada para fugir do assédio sexual do pai, que quer casar-se com a própria filha, pois esta lhe lembra sua falecida esposa.


Abaixo estão trechos da versão mais sinistra, a dos irmãos Grimm:

      “Cinderela quase perdeu o horário e teve que sair correndo, perdendo um dos sapatinhos e a carona, ficando no meio da rua com suas roupas velhas.
      O príncipe não a viu, mas encontrou seu sapatinho de ouro e proclamou que se casaria com a pessoa cujo pé coubesse nele.
      (...) chegou a vez das irmãs experimentarem. A madrasta as chamou e disse que se o sapatinho não coubesse, elas deveriam usar uma faca e cortar um pedaço de seus pés.
      A irmã mais velha experimentou e não serviu, então cortou seu calcanhar e o sapatinho serviu. O príncipe já estava levando ela para o castelo quando os pássaros amigos de Cinderela cantaram dizendo que tinha sangue no sapato. O príncipe viu e levou a impostora de volta para casa.

       Então a segunda irmã experimentou os sapatos e precisou cortar os dedos para servir. Novamente o príncipe estava levando ela para o castelo e os pássaros avisaram cantando sobre o sangue. O príncipe voltou para a casa e perguntou se havia outra garota. A madrasta não queria, mas ele a fez chamar Cinderela. O sapatinho serviu e ele reconheceu sua noiva.

 
      Ao irem para ver o casamento da Cinderela, as irmãs más ficam cegas ao sofrerem um ataque dos pássaros que ajudaram.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário