sexta-feira, 12 de julho de 2013

A ORIGEM SOMBRIA DOS CONTOS DE FADAS - FINAL




OS TRÊS PORQUINHOS

      Diferente da atual e inocente história, Os Três Porquinhos na versão de 1890, de Joseph Jacobs, é sinistra... os dois primeiros porquinhos são comidos pelo Lobo Mau. 
      Na terceira casa, o porquinho tinha colocado um caldeirão de água fervendo na lareira e quando o lobo invade a casa pela chaminé, cai dentro do caldeirão e morre.
      O 3º porquinho aproveita e faz um ensopado, e come o lobo.



JOÃO E MARIA

      Essa por si já é um conto assustador, afinal, um pai que larga os filhos na floresta para morrerem de fome não é o tipo de história para crianças.
       Na versão conhecida de João e Maria, ouvimos sobre duas crianças que são abandonadas na floresta, se perdem e encontram uma casa feita de doces e guloseimas que pertence a uma bruxa. Elas então são aprisionadas enquanto a bruxa se prepara para comê-las. Eles conseguem escapar e atiram-na no fogo, salvando-se.
      Numa versão francesa mais antiga chamada As Crianças Perdidas, ao invés de uma bruxa, há um casal demônios, que também é enganado pelas crianças.
      Os demônios estão prestes a colocá-los na guilhotina, mas as crianças fingem não saberem como entrar no instrumento e pedem para a esposa do demônio mostrar como se faz. Nesse momento, elas cortam seu pescoço e fogem levando o dinheiro e a carroça do casal de demônios.


O FLAUTISTA DE HAMELIN

      Nessa historia, um tocador de flautas mágico é contratado por uma cidade para livrá-la de uma infestação de ratos. Ele cumpre seu papel, mas quando volta para receber seu tão suado dinheiro, a cidade se recusa a pagar. Daí, como vingança, ele usa os poderes de sua flauta para raptar todas as crianças da cidade e só as devolve após receber seu pagamento. Até aqui tudo bem, mensagem positiva e uma moral no fim da historia.
      Mas no conto original, depois de receber o pagamento da cidade o encantador não devolve as crianças. Na verdade ele faz com que elas todas se afoguem num rio.
      E, em algumas versões ainda mais antigas, o flautista faz orgias sexuais com as crianças dentro de uma caverna escura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário