segunda-feira, 30 de abril de 2012

MONSTRO DO LAGO NESS


      Em junho de 2007 foi noticiado que um homem teria registrado imagens em vídeo do monstro do Lago Ness. O autor do vídeo, Gordon Holmes, disse que a criatura era muito grande, com aproximadamente 15 metros e movia-se com muita rapidez.

        Lendas sobre o monstro existem há mais de 1,5 mil anos e histórias não faltam sobre sua existência ou não. Existe um relato (datado do século VI) sobre Ness de São Columbano - que na época era um missionário irlandês. Ele estava atravessando o lago quando o monstro apareceu. Foi o início da lenda.

         Em 1810, um aviso surgiu nas proximidades do lago alertando as crianças para não se aproximarem do local, caso contrário, poderiam ser engolidas pelo monstro marinho. Em 1880, um mergulhador teria levado um susto ao se deparar com a criatura.

         Alguns afirmam que Ness seria uma criatura que escapou da extinção, pois ele se assemelha a um Plesiosaurus (um animal próximo dos dinossauros que foi extinto no período mesozóico). Por isso, os mais entusiastas defendem que Ness teria sobrevivido e que não existe apenas um individuo, mas uma comunidade.

         Acredita-se que isto tudo não passa de fenômenos psicológicos ou paranormais que acontecem com as pessoas predispostas a isso.

         Nessie – como é carinhosamente denominado - tem pele escura, lisa, cabeça chata, um grande pescoço e a parte de trás do seu corpo parecida com o casco de uma tartaruga, além da longa cauda.

        Há mais de quatro mil avistamentos. Estes foram fotografados ou registrados por câmeras desde a década de 30. O melhor ponto para o avistamento é junto às ruínas do Castelo Urquhart. O que gerou este número grande de relatos foi o fato de terem sido feitos por pessoas idôneas

         A partir de 1933, com a abertura da estrada que dá acesso às proximidades do lago, Ness passou a ser avistado com mais freqüência. O jornal Inverness Courier publicou um artigo citando a forma como a criatura nadava "entrando e saindo da água com o dorso arqueado, da mesma maneira que fazem os golfinhos".

         Em 1934, o cirurgião R. K. Wilson teria fotografado a criatura. Esta foto se tornou a mais popular (em 1994 a farsa foi descoberta. Ele teria construído o monstro em madeira sob um pequeno submarino).

         Em 1960, um homem filmou Nessie a 1,3 mil metros. A RAF (Royal Air Force) considerou o filme autêntico.

         Em 2003, foi divulgado pelo cientista britânico Richard Freeman que a criatura é na verdade uma enguia de nove metros e que ela não seria o único indivíduo.

         Outros dizem que tudo isso não passa da liberação de ar vulcânico causada pela falha geológica Great Glenn, que existe debaixo do lago. Isso seria a resposta aos barulhos e as bolhas de gases quentes que emergem, levando as pessoas a acreditarem no monstro.

         O lago é o mais profundo da Era Glaciária da Escócia, formado por mais de 40 rios que deságuam no mar e está há 50km ao sul da cidade de Inverness (norte da Escócia). Ele tem o maior volume de água doce do país e está situado a 16m acima do nível do mar. Tem aproximadamente 37km de comprimento, 1,5 km de largura e profundidade de 225m a 230m. Possui várias cavernas submarinas. A água é gelada, escura e a visibilidade na superfície não é boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário