segunda-feira, 4 de julho de 2011

PLANETÁRIO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ARGENTINA

     
      O primeiro Planetário para pessoas com deficiência visual  do mundo está implantado, desde Junho, na cidade de Buenos Aires, capital federal Argentina. Nele, as pessoas com capacidades diferentes poderão descobrir o mundo da astronomia através do tacto, dos sons e do olfacto.

      Crianças com deficiências visuais, auditivas e motoras podem assim disfrutar deste Planetário para pessoas com deficiência visual, onde se apela ao tacto e á percepção de distintos sons e aromas da natureza para descobrir o surpreendente mundo da astronomia.

      "É uma verdadeira experiência para os sentidos, já que se pode tocar o céu com as mãos, enquanto se percebe um ambiente especial com distintos aromas e sons", descreveu Beatriz García, doutorada em Astronomia e mentora deste projecto único no mundo, que pôde concretizar-se através do Instituto de Tecnologi¬as em Detecção e Astropartículas de Mendoza (Iteda).

      A cientista, orgulhosa por agora ser possível que pessoas com certas deficiências aprendam astronomia através dos seus próprios sentidos, explicou que se pode tocar o céu com as mãos "porque a estrutura é uma semiesfera na qual estão inseridas luzes em relevo que representam as estrelas e constelações segundo tamanho e temperatura".

      "Os que possuem boa visão vêem-nas em cores e os que não, vão descobrindo-as de maneira táctil", acrescentou a investigadora, que teve a inquietude de transmitir às pessoas com visão reduzida ou restringida do que trata esta ciência" baseada precisamente no único dado que percebemos do Universo, a luz".

      O primeiro Planetário para pessoas com deficiência visual tem o nome de "um Universo dos teus sentidos" e recria num pequeno espaço, para cerca de catorze pessoas, um ambiente de um dia onde de repente o sol esconde-se e escuta-se o coaxar das rãs ou o cantar dos grilos, enquanto se percebem os aromas do exterior como uma mistura de flores silvestres ou de pasto recém cortado.

      A astrónoma, que também é investigadora do Conicet e da Universidade Tecnológica Nacional, recorda que a ideia deste planetário surgiu há cerca de cinco anos, ainda que só nos últimos dois pôde começar a ser consolidada.

      O planetário está definitivamente instalado na cidade de Buenos Aires – Argentina, onde irá participar da Feira de Ciência e Tecnologia.

      O Planetário para Cegos baseia-se na utilização de tecnologia LED, tanto para a representação das estrelas como para a criação do ambiente e da iluminação geral.

      Tudo isto é complementado por um complexo equipamento de som para hipoacúsicos, aromatizadores e equipamentos de controlo de temperatura para simular as condições do ambiente nocturno, ideal para contemplar um céu estrelado.

      Para a elaboração e realização deste projecto, o Iteda contou com o suporte dos docentes da Faculdade de Educação Especial da Universidade Nacional de Cuyo, de especialistas em educação e de um grupo de pessoas com deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário