segunda-feira, 9 de maio de 2011

CHAPADA ACESSÍVEL

      

       Chapada dos Guimarães (MT) poderá ser sentida também por turistas com deficiência visual. A primeira trilha de ecoturismo no Brasil adaptada a este público, segundo os responsáveis, está sendo montada no empreendimento Espaço Chapada Aventura, no Vale da Bênção, um dos muitos atrativos da cidade, a 64 km de Cuiabá.
       A trilha é um dos 18 produtos que estão sendo formatados no programa Qualitur, implementado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas) em Mato Grosso, com a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo e a prefeitura municipal.
       O objetivo é melhorar a competitividade turística do município. Os serviços serão apresentados no Salão do Turismo de São Paulo, em junho, e a partir dessa data começam a ser comercializados.
       O empresário Enimar Ataíde, proprietário do Espaço Chapada Aventura, onde a trilha especial está sendo montada, explica que segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Segundo ele, esta é a única trilha do gênero no Brasil. “O município de Socorro, em São Paulo, se profissionalizou em turismo para portadores de necessidades especiais, mas ainda não dispõe deste tipo de serviço”, compara.

PLANTAS EM BRAILLE
       Enimar destaca que a vegetação do cerrado é muito propícia a atividades com deficientes visuais e adianta que estão sendo instalados cordões com sinalização tátil (nós) e placas com nomes das plantas em Braille.

       O empreendedor trabalha com turismo há dez anos e há dois tem a empresa formalizada. No espaço, trabalha com turismo de aventura, ecoturismo e treinamento para empresas. Atende a um público diversificado, numa faixa etária que vai de sete anos até idosos. Recebe grupos de até 50 pessoas, acompanhados por 12 condutores, treinados nos princípios da segurança que esse tipo de turismo exige.

Fonte: Folha de S. Paulo (07/07/11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário