sábado, 8 de abril de 2017

T4 - HITLER E O EXTERMÍNIO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


 
 
 
      Embora oficialmente iniciada em setembro de 1939, a Ação T4 pode ter sido iniciada de modo experimental;  no final de 1938, Adolf Hitler instruiu seu médico Karl Brandt para avaliar o pedido de uma família para um "golpe de misericórdia" ao seu filho cego e com deficiência física, o menino foi eventualmente morto em julho de 1939.  Hitler instruiu Brandt a proceder da mesma forma em casos semelhantes.  A fundação do "Comitê do Reich para o Registro Científico de doenças hereditárias e congênitas, para preparar e prosseguir com a matança maciça e em segredo de crianças ocorreu em maio de 1939 e a respectiva ordem secreta para iniciar o registro de crianças doentes, ocorreu em 18 de agosto de 1939, três semanas após o assassinato do menino mencionado.
 
 

       Hitler era a favor de matar aqueles a quem julgou "vida indigna de ser vivida" (do alemão: "Lebensunwertes Leben"). Em uma conferência de 1939, com o ministro da Saúde Leonardo Conti e o chefe da Chancelaria do Reich, Hans Lammers, poucos meses antes do decreto da eutanásia, Hitler deu como exemplos de "vida indigna de ser vivida" a dos doentes mentais graves, pessoas que ele acreditava que só poderiam ser alojadas em serragem ou areia, porque eles "perpetuamente-se sujavam", ou que "colocavam seus próprios excrementos em suas bocas, os comia e assim por diante".



       Tanto seu médico, Dr. Karl Brandt e o chefe da Chancelaria do Reich, Hans Lammers, testificaram depois da guerra que Hitler lhes havia dito já em 1933, no momento em que a lei de esterilização foi aprovada, que ele favoreceu matar os doentes incuráveis , mas reconheceu que a opinião pública não aceitaria isso. Em 1935, Hitler disse ao líder dos Médicos do Reich, Dr. Gerhard Wagner, que a questão não poderia ser tomada em tempo de paz: "Tal problema poderia ser mais suave e facilmente resolvido em guerra ", disse ele. Ele escreveu, "só um caso de uma guerra radical para resolver o problema dos manicômios".
 

       A guerra também deu esse a problema uma nova urgência para os olhos do regime nazista. Pessoas com deficiências graves, mesmo após serem esterilizadas, ainda precisavam de cuidados institucionais. Elas ocupavam lugares em instalações que, durante a guerra, seriam necessárias para soldados feridos e pessoas evacuadas de cidades bombardeadas. Elas eram alojadas e alimentadas às custas do Estado e tomavam o tempo de médicos e enfermeiros. Os nazistas não toleravam isso mesmo em tempos de paz, e não tolerariam em tempos de guerra, especialmente nos últimos anos da II Guerra Mundial, quando as condições ficaram tão terríveis na Alemanha. Como um dos principais médico nazista, o Dr. Hermann Pfannmüller, disse: "É insuportável para mim que o melhor, a flor de nossa juventude, perca sua vida no front, enquanto elementos associais, débeis mentais e irresponsáveis tenham uma existência segura no asilo ".
 

FONTE: WIKIPÉDIA




Nenhum comentário:

Postar um comentário