sábado, 18 de junho de 2016

GRANDES IMPERADORES - NERO




    O nome verdadeiro do imperador romano era Lucio Domicio Ahenobarbo, que mais tarde passou a se chamar Nerone Claudio Cesare Augusto Germanico, ou Nero.

     Nero nasceu na localidade de Anzio, ao sul de Roma e margens do mar Tirreno, em 15 de dezembro do ano 37.

     Apesar de muitas vezes ser representado como um sujeito moreno, Nero era louro, de olhos azuis e sardento.

     Nero começou a governar aos 17 anos. Sua ascensão ao poder foi providenciada por Agripina, sua mãe. Por sinal, ela também tramou para tirá-lo de lá e substituí-lo por seu enteado, Britânico.

     Era uma apaixonado pelas artes. Chegou a isentar a Grécia – que outrora havia sido anexada pelos romanos – de pagar impostos com a alegação de que dera grandes contribuições culturais ao Império.

     A lista de barbáries supostamente cometidas pelo imperador romano Nero incluem degolamento da primeira esposa, morte da segunda esposa aos chutes – com o detalhe de que ela estava grávida – e assassinato da própria mãe. Outra acusação pesada é a de que teria incendiado Roma, mas…

     Nero não incendiou Roma. Segundo alguns estudos recentes, ele estava fora da cidade quando o grande incêndio começou. Assim que soube da tragédia, teria voltado às pressas para lá. Além disso, Nero foi um dos mais afetados pelo fogo. Perdeu propriedades e teve grande prejuízo financeiro. A imagem de um Nero piromaníaco teria sido provavelmente criada por seus detratores.
 
 
 
     Nero não perseguiu os cristãos. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cambridge, a versão do filme Quo Vadis de que o imperador teria mandado literalmente caçar os cristãos talvez não seja verdadeira. Os cristãos ainda eram uma minoria na Roma da sua época. Eles só teriam sido de fato perseguidos por acusações e que variavam do incesto ao ateísmo, durante os reinados dos imperadores Décio e Valeriano.

FONTES: Wikipédia, El País, História Viva, National Geographic Brasil, Guia do Estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário