domingo, 6 de maio de 2012

"QUE REI SOU EU?" VOLTA À TV 23 ANOS DEPOIS




        Uma das novelas mais queridas da TV volta ao ar nesta segunda (07). "Que Rei Sou Eu?" estreia no Canal Viva, que está completando dois anos de existência, matando as saudades do público.

      A novela foi exibida originalmente entre fevereiro e setembro de 1989, às 19h. Ao sair do ar, deu lugar para "Top Model" - que, curiosamente, também está sendo reprisada no Canal Viva, desde dezembro.

     
      "Que Rei Sou Eu?" fez tanto sucesso, que foi reprisada logo após seu término - entrou no ar às 17h, na finada "Sessão Aventura", numa reprise compacta de dois meses. Depois, nunca mais voltou à tela. Ressurge agora, na íntegra, 23 anos depois.
      A razão do sucesso da novela teve muito a ver com o momento político do Brasil. Em 1989, o país se preparava para a primeira eleição direta de presidente da república desde 1960. O clima era de euforia pela redemocratização, mas ao mesmo tempo continuavam os escândalos e falcatruas políticas.


Conselheiros de Avilan

      Diante desse panorama, o autor Cassiano Gabus Mendes criou uma história de capa e espada, misturando obras como "Os Três Mosqueteiros", "O Conde de Monte Cristo", "Robin Hood" e "O Príncipe e o Mendigo", para fazer uma sátira irresistível ao Brasil.

      Assim, a trama se passava num fictício Reino de Avilan, onde a corrupção tomava conta, deixando os pobres cada vez mais miseráveis, enquanto a classe rica se beneficiava - incluindo os políticos, aqui representados pelos famigerados conselheiros do reino. Para compôr sua alegoria, Cassiano retratou uma realeza corrupta e alienada, obviamente simbolizando o governo brasileiro da época.
      A história começa quando a Rainha Valentine (Tereza Rachel) fica viúva. Com a morte do Rei, Avilan fica sem líder. Os conselheiros resolvem então colocar um testa de ferro no trono, e elegem para tanto o mendigo Pichot (Tato Gabus). A farsa é arquitetada com a ajuda do bruxo Ravengar (Antônio Abujamra).
Mas uma revolta popular está sendo armada por baixo do pano. À frente dos rebeldes, está o herói Jean Pierre ( Edson Celulari ), filho bastardo do falecido Rei, e que pretende tomar o trono que lhe pertence.


      Com essa trama rocambolesca digna de filmes de aventura, o autor pôde destrinchar toda sua sátira deliciosa e hilariante, repleta de tipos inesquecíveis que conquistaram o público da época - principalmente o setor infanto juvenil, que colecionava o álbum de figurinhas da novela, lançado pela Globo no mercado.

 

      Personagens como a Rainha Valentine, o bobo da corte Corcoran (Stênio Garcia), Ravengar e Aline (Giulia Gam) marcaram época, sem falar no time de debochados conselheiros e seus absurdos planos econômicos, que parodiavam a política do Brasil. Difícil dizer qual conselheiro esteve mais perfeito: Vanolli (Jorge Dória), Crespi (Carlos Augusto Strazzer), Gaston (Oswaldo Loureiro), Bidet (John Herbert) ou Gerard (Laerte Morrone). E ainda havia as participações especiais, como Dercy Gonçalves, que roubou a cena encarnando a Baronesa Lenilda, mãe da Rainha Valentine.

 

      "Que Rei Sou Eu?" foi também a novela que lançou Edson Celulari como protagonista. Até então, o ator fazia papéis coadjuvantes. A partir dali, seria alçado ao posto de astro da emissora. Vieram "Deus nos Acuda" (1992) e "Fera Ferida" (1993), consolidando sua imagem de galã.

      "Que Rei Sou Eu?" será exibida no Canal Viva de segunda a sexta, à 00h15, com reprise ao meio-dia
.

por Lufe Steffen






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário