quarta-feira, 16 de novembro de 2011

BRASIL LIDERA O QUADRO DE MEDALHAS NO PARAPAN-GUADALAJARA

     
      A  terça-feira foi dourada para o Brasil em Guadalajara. Com desempenho espetacular, o país conquistou 50 medalhas no terceiro dia de competições do Parapan-Americano (22 ouros, 15 pratas e 13 bronzes) e assumiu o primeiro lugar no quadro geral com 80 medalhas (32 ouros, 24 pratas e 24 bronzes), quase o dobro do total dos Estados Unidos, que estão em segundo com 45 (18, 17, 10).

      A ascensão é fruto do show dos brasileiros no atletismo, na natação e no tênis de mesa, que viveu um dia histórico em Guadalajara. Depois de várias finais consecutivas no torneio individual dos Jogos Parapan-Americanos, os atletas da Seleção saíram do Ginásio CODE II com um total de 18 medalhas, sendo nove de ouro, quatro de prata e cinco de bronze, e a liderança folgada na modalidade. O México está em segundo, com sete medalhas no total, sendo apenas uma de ouro.

      Além do título, os mesa-tenistas Iranildo Espíndola, Ezequeil Babes, Claudiomiro Segatto, Carlo Di Franco Michel, Jane Rodrigues, Joyce Oliveira, Carlos Carbinatti, Lucas Martins e Iliane Faust garantiram classificação à Paraolimpíada de Londres-2012.

      A primeira final do tênis de mesa aconteceu às 12h15, na Classe 4, e o Brasil já havia assegurado o ouro no dia anterior, pois a disputa foi entre Ivanildo Freitas e Ezequiel Babes, que acabou conquistando o título.  No mesmo horário, em outra mesa, Claudiomiro Segatto, o Rei das Américas, conquistou seu terceiro título seguido na competição na Classe 5 com uma vitória sobre o americano André Scott.

      A mesma sorte não teve Paulo Salmin, da Classe 8, que perdeu para o canadense Ian Kent e teve que se contentar com a prata. Apesar da derrota, o atleta comemorou a vaga para Londres, em 2012, porque seu adversário não atende aos critérios estabelecidos pela Federação Internacional de Tênis de Mesa, que exige um número mínimo de participações em eventos durante a temporada.

      Na decisão da Classe 6,  Carlo Di Franco Michel, o Carluxo, derrotou o mexicano Victor Reyes com certa facilidade e comemorou sua sétima medalha de ouro na história da competição.

      No feminino, Jane Rodrigues, campeã do Parapan do Rio, em 2007, conquistou mais uma medalha de ouro contra a canadense Stephanie Chan. Joyce Oliveira, na Classe 4, depois de vencer todas as adversárias de sua categoria, apenas cumpriu tabela e confirmou o ouro com mais um bom resultado contra a americana Jennifer Johnson. Com três vitórias em três jogos, a brasileira não poderia mais ser alcançada por nenhuma adversária.

      Na Classe 11, Iliane Faust comemorou o ouro depois de superar a venezuelana Zulay Colmenares. Na mesma categoria no masculino, Lucas Martins levou a melhor sobre todos os adversários e conquistou o ouro invicto.

      No Centro Aquático, a natação conquistou 16 medalhas, seis delas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze (veja texto enviado). Em 19 provas no atletismo, o Brasil conquistou sete ouros, seis pratas e dois bronzes, num total de 15 medalhas (texto enviado à parte). Abaixo, os demais resultados do país no terceiro dia de provas do Parapan.

CICLISMO
      O brasileiro Soelito Gohr ganhou sua segunda medalha no Parapan ao conquistar o bronze na categoria 1.000m contra relógio com o tempo de 1m09s78. O catarinense já havia ganhado uma medalha de ouro no primeiro dia dos Jogos.

BOCHA
      Os semifinalistas da Bocha no Parapan foram definidos nesta terça-    feira e o Brasil terá um competidor em cada uma das classes a serem decididas nesta quarta-feira, a partir das 10h30 (14h30 de Brasília). José Carlos (BC1), Luiza Lisboa (BC2), Clodoaldo Massardi (BC3) e Fábio Moraes (BC4) são os brasileiros que buscarão uma vaga na decisão.

FUTEBOL DE 5
       Com uma grande atuação da dupla Ricardinho/Jefinho , a Seleção Brasileira de futebol de 5 iniciou a campanha pelo bicampeonato goleando o Uruguai por 5 a 1. A vitória deixou o Brasil na liderança do torneio, e Jefinho na ponta da tabela de artilheiros com três gols.

GOALBALL
      Com sete gols de Romário, o Brasil conquistou uma vitória importante no goalball ao bater o Canadá, que já está garantido nas Paraolimpíadas de Londres, por 12 a 6. Foi o terceiro triunfo seguido na competição. Caso vença a Argentina nesta quarta-feira, às 16h (20h de Brasília) o Brasil garante o primeiro lugar da fase de classificação.

VÔLEI SENTADO

      O Brasil recuperou-se da derrota para o Estados Unidos na estreia do vôlei sentado com duas vitórias por 3 a 0, sobre Colômbia e Costa Rica. Com os triunfos, o Brasil chegou a 5 pontos e à segunda colocação na tabela, à frente de Canadá, Colômbia e México nos critérios de desempate.
BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS

      A Seleção Brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas deu mais um show nas quadras de Guadalajara. Depois de vencer El Salvador por mais de 80 pontos na véspera, as meninas do Brasil bateram a Argentina por 79 a 7 (44 a 5). Também contra a Argentina, o masculino não teve o mesmo desempenho da vitória na estreia e foi derrotado por 68 a 44 (36 a 15).
TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS

      A dupla masculina do Brasil, formada por Maurício Pomme e Carlos Alberto dos Santos, venceu os equatorianos Cabrera e Merizalde por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/0, e avançou à semifinal, a ser disputada às 16h (20h) desta quarta-feira, contra os argentinos Fernandez e Ledesma. A dupla feminina formada por Natália e Rejane estreia nesta quarta-feira já na etapa semifinal.
TIRO COM ARCO

      A abertura do tiro com arco nos Jogos Parapan-Americanos contou com provas classificatórias e, dos três vencedores do dia, dois foram brasileiros: Luciano Rezende (masculino recurvo) e Patrícia Layolee (feminino recurvo). Os brasileiros voltam a competir nesta quarta-feira, a partir das 10h (14h de Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário