Nos últimos anos, tem aumentado ainda mais a preocupação dos arquitetos em criar locais acessíveis para pessoas com deficiência motora, como cadeirantes, idosos com dificuldade de locomoção, entre outros. Várias medidas de segurança e acessibilidade devem ser tomadas ao construir uma casa que atenda a todas as necessidades dessa pessoa. A seguir, veja alguns itens imprescindíveis para quem tem esse tipo de prioridade ou até mesmo interesse em conhecer mais sobre esse assunto.
Se tiver que optar por alguns cômodos, somente, priorize o banheiro e o quarto.
Por mais que haja certas regras gerais, também é importante a personalização dessa adaptabilidade. É altamente recomendável a busca de profissionais especializados, arquitetos ou designers que poderão analisar o que realmente é necessário e orientar todos nesse processo.
Corredores e portas
Um dos principais itens a se verificar em um lar adaptado e perfeitamente acessível é garantir que os corredores e portas possuam espaço para a circulação adequada de uma cadeira de rodas ou qualquer outro aparelho de locomoção, como muletas, bengalas ou andadores. Esse espaço deve ser suficiente para andar e manobrar sem dificuldades. Quanto menor o número de móveis e objetos soltos no local, melhor, pois há menos risco de esbarrar e derrubar alguma coisa, machucando o morador deficiente e desperdiçando seu suado dinheiro.
Barras de apoio
Barras de apoio devem ser colocadas em pontos estratégicos, como banheiros, cozinha e quarto. Se necessário, as barras de apoio podem ser espalhadas pela casa inteira. O material a ser utilizado deve ser sempre de aço inox, inclusive parafusos e juntas, pois a oxidação fragiliza a barra. Qualquer defeito ou danificação pode causar acidentes graves.
FONTE: casadaptada
Nenhum comentário:
Postar um comentário