– Deixar que eles toquem nos suportes de ensino, os mapas por exemplo podem ser delineados com um fio como barbante por exemplo;
– Gravar as aulas com gravador para facilitar o acesso às informações;
– Os alunos com baixa visão poderão ainda beneficiar-se da utilização de letras grandes, lupas, uso de iluminação apropriada, suportes de leitura ou pranchetas e também sempre devemos escrever no quadro com letra grande e clara;
– Identificar-se antes de falar, para benefício dos alunos com dificuldades visuais, por exemplo: “Aqui é a Maria”, ou “O meu nome é…”;
– Os alunos com cegueira devem ser ensinados a utilizar o Braille e deve ter acesso a materiais impressos em Braille.
– Leia as instruções para eles, especifique o que está ilustrado nos suportes visuais (por exemplo, do lado esquerdo está… e do lado direito está…);
– Deixar os alunos sentarem onde possam ver (no caso da baixa-visão) e ouvir (no caso da cegueira) melhor;
– Avisá-lo quando mudar algo de lugar na sala;
– Valorizar recursos sonoros, planejar aulas com mais recursos sonoros;
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