Juliana é uma personagem do romance "O Primo Basílio", de Eça de Queirós.
Invejosa e disposta a ingressar no mundo dos ricos a qualquer preço, ela descobre que sua patroa Luísa está tendo um caso com o primo, o aventureiro Basílio. De posse de cartas comprometedoras que podem denunciar o adultério ao marido de Luísa, Juliana passa a chantageá-la e fazendo com que os papéis de senhora e de empregada se invertam dentro de casa.
A criada Juliana, sem dúvida, constitui o caráter mais forte da trama queirosiana. É apresentada, desde a sua descrição física, a partir de uma imagem negativa, quase macabra. Luísa, sua patroa, lhe dizia no início da trama, sem nenhum constrangimento, que ela parecia “a imagem da morte". A magreza e o aspecto doentio condiziam com a amargura de uma alma frustrada e muito sofrida. Devia ter quarenta anos e era muitíssimo magra. As feições miúdas, espremidas, tinham a amarelidão de tons baços das doenças do coração.
Na tv, Juliana foi vivida pela atriz Marília Pera, na minissérie "O Primo Basílio", produzida pela Rede Globo nos anos oitenta.
FONTE: A PERSONAGEM JULIANA (O PRIMO BASÍLIO) A LEITURA COMO ESTRATÉGIA DE PODER Lucianne Michelle de Menezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário