Ben-Hur é um dos recordistas de Oscars recebidos, com onze estatuetas, estando empatado com Titanic, de 1997 e O senhor dos anéis: o retorno do rei, de 2003.
• O ator Burt Lancaster recusou o papel de Judah Ben-Hur porque era ateu e não queria ajudar a promover a Cristandade. Além de Lancaster, os atores Marlon Brando e Rock Hudson também recusaram.
• A produção de Ben-Hur foi uma bem-sucedida tentativa da Metro Goldwyn Mayer de sair da ameaça de falência.
•
Gore Vidal declarou certa vez que o roteiro original previa um
relacionamento homossexual entre Ben-Hur e Messala. Como o diretor Wyler
sabia que Heston nunca aceitaria interpretar um personagem assim, Vidal
sugeriu contar apenas a Stephen Boyd (Messala) sobre esse
relacionamento — o que pode ser notado nas interpretações de Ben-Hur e
Messala.
•
A MGM queria que um autêntico barco romano fosse utilizado nas cenas de
batalha. Para tanto, contratou um engenheiro que se dedicava à
arquitetura romana. Quando ele apresentou o design do barco aos
engenheiros da MGM, estes disseram que o barco afundaria, pois era muito
pesado. Ainda assim o barco foi construído e, ao ser colocado no
oceano, inicialmente flutuou. Porém uma pequena onda foi suficiente para
afundar a embarcação. Por causa disso, as cenas foram rodadas em um
gigantesco tanque, com cabos prendendo o barco ao tanque.
•
Após a construção do tanque, era preciso dar à água (que estava
marrom-escura) o tom azul-mediterrâneo necessário para que as cenas
parecessem reais. Foi utilizado um composto químico que realmente azulou
a água, mas também formou sobre ela uma crosta, que precisou ser toda
retirada do tanque por operários da MGM.
•
Durante as filmagens no tanque, um dos figurantes caiu na água e lá
ficou por muito tempo. Ao sair, ele estava totalmente azul, e teve seu
salário pago pela MGM até sua pele voltar ao normal.
•
Só a construção da arena para a corrida de quadrigas (na Cinecittà, em
Roma) custou um milhão de dólares. Nessa sequência – dirigida em 94 dias
por Andrew Marton, Mario Soldati e Yakima Canutt, especialista em cenas
de perigo –, utilizaram-se cinco câmeras, oito mil figurantes e 76
cavalos.
•
Para a entrada dos corredores, o diretor de fotografia Robert Surtees
usou uma grua de mais de trinta metros de altura: o espectador vê as
quadrigas desfilando na pista como se sobrevoasse a arena. O efeito é
realçado pela utilização do processo cinematográfico Camera 65, um
aperfeiçoamento do CinemaScope.
•
Apesar de na Itália haver cavalos brancos, os quatro que foram
utilizados nas filmagens vieram da Tchecoslováquia, trazidos na primeira
classe de um avião fretado e que teve seus assentos retirados.
FONTE: http://classicosnaoantigos.blogspot.com.br
CONTINUA...
Nenhum comentário:
Postar um comentário