Podemos dizer que Candy Crush foi um dos jogos mais viciantes de toda
a história do mundo dos games. Com mais de 93 milhões de jogadores e
cerca de US$ 800 mil diários caindo nas contas bancárias dos
desenvolvedores, o game tornou-se uma febre no mundo inteiro e foi para
muita gente o principal responsável pelos problemas sociais e
tendinites.
Se o Candy Crush faz mal à saúde? Talvez, mas o fato é que ele é
comprovadamente um jogo extremamente viciante e que precisou ser
investigado pelo psicólogo Steve Sharman, da renomada Universidade de
Cambridge.
Além do visual bem atrativo com guloseimas e cores agradáveis, o
gameplay de Candy Crush pode ser aprendido por qualquer um e você logo
vai entrar no sistema de recompensas do game. A simples combinação de
doces da mesma cor oferece uma sensação imensamente prazerosa que poucos
jogos por aí proporcionam.
De acordo com o especialista, os acertos iniciais fazem com que o seu
corpo libere dopamina, um neurotransmissor responsável por algumas
funções, como humor e a sensação de prazer. A produção da substância
também está relacionada com o consumo de drogas e seria uma das
principais causas do vício.
Jogada de sorte ou estrategicamente pensado?
A sorte e o nível de dificuldade do jogo também são aspectos que
foram estudados por Sharman. Como as sequências do game são aleatórias, a
impressão que você têm é de que depende apenas das suas habilidades
para conseguir um maior número de acertos.
Essa sensação de “estar no comando” que o título oferece faz com que
os jogadores fiquem grudados na telinha por um bom tempo. Conforme o
grau de dificuldade de Candy Crush vai aumentando, mais viciado você vai
ficando.
Depois de um certo tempo de jogatina, o jogo vai bloquear o seu
gameplay e você só poderá jogá-lo depois de um certo tempo, ou seja, a
impressão de que o tempo que você jogou não foi o suficiente vai
martelar a sua cabeça até a hora que a jogatina for liberada novamente.
Após aguardar um determinado período tempo, você vai soltar aquela
eterna frase: “agora vai”. A esperança de achar que você vai fazer uma
rodada melhor do que a anterior faz com que a incerteza do jogo se torne
um ponto determinante para mantê-lo ansioso pela próxima jogatina.
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