Um sistema que promete melhorar o conforto e a acessibilidade dos
passageiros nos aeroportos brasileiros foi apresentado pela Infraero
nesta sexta-feira (8) no Festival de Turismo de Gramado (Festuris),
evento realizado até domingo (10/11) na Serra do Rio Grande do Sul.
Segundo o presidente da Infraero, Antonio Gustavo do Vale, o Mamuth
(módulo remoto para embarque acessível) e os outros módulos que compõem a
estrutura denominada “elo” devem ser instalados até o final do ano no
Aeroporto de Palmas e a partir de 2014 em outros terminais do país.
“Vamos decidir quais serão os próximos aeroportos no início de
janeiro. Nossas prioridades são o terminal 2 do Aeroporto Salgado Filho,
em Porto Alegre, Foz do Iguaçu e João Pessoa”, disse ao G1 Antonio do
Vale.
O sistema foi desenvolvido em parceria entre a Infraero e a empresa
Ortobras, com sede no município de Barão, no interior do Rio Grande do
Sul. A empresa venceu a licitação para instalar o sistema em pelo menos
20 dos 64 aeroportos brasileiros.
“Já tínhamos esta preocupação e descobrimos que a Ortobras tinha um
projeto de acoplar equipamentos de aviões no solo. Existe uma solução
com uma ideia semelhante em Bogotá. Fomos conhecer e então desenvolvemos
toda a parte técnica, de conforto e acessibilidade”, acrescentou o
presidente da Infraero.
O Mamuth é o equipamento em que o passageiro embarca no avião e
desembarca. A tecnologia é adequada a aviões da classe C, nos quais a
porta de desembarque fica a uma distância de 2,5 metros a 3,5 metros do
solo. Além da escada, há um elevador para cadeirantes com capacidade de
suportar até 225 quilos.
Para chegar ao equipamento, o passageiro passará por um túnel
constituído por módulos, totalmente climatizado, atravessando o pátio do
aeroporto. Se um veículo precisar passar pela área onde ficam os
módulos, eles podem ser movidos para dar acesso. O elo pode ser feito
tanto com o terminal quanto com ônibus.
Além da acessibilidade, o elo entre o Mamuth e os módulos evita que
os passageiros enfrentem chuva ao se dirigirem às aeronaves em dias de
mau tempo, destaca o presidente da Infraero.
“As pessoas tinham dificuldades para acessar o avião. E para quem tem
alguma dificuldade de locomoção é um desastre. Muitas vezes as pessoas
têm que ir carregadas no colo, o que causa uma situação desconfortável e
muitas vezes perigosa”, exemplificou Antonio do Vale.
Responsável pela implantação do sistema, o superintendente de gestão
operacional da Infraero, Marçal Goulart, explicou que projeto foi
elaborado com o objetivo de ampliar a acessibilidade e dar conforto aos
passageiros.
“A prioridade sempre foi o avião, então puxamos o avião para frente, e
o conector passa a ser a prioridade do sistema, com iluminação
adequada, ar-condicionado e proteção para dar segurança”, disse Goulart.
A novidade já está em fase de instalação no Aeroporto de Palmas,
capital do Tocantins. A previsão é que comece a funcionar entre o final
deste mês e o início de dezembro. Depois, o sistema começará a ser
instalado nos principais aeroportos do país, responsáveis por 88% da
movimentação nos aeroportos brasileiros.
Maquete do Aeroporto de Palmas, onde o Mamuth está em fase de testes (Foto: Felipe Truda/G1) |
FONTE: G1
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