Fui convidado pelas professoras Camila e Letícia para acompanhá-las com as suas turmas até o mercadinho ao lado da Kinder. A ideia era que as crianças pudessem comprar ingredientes para fazer um sanduíche na sala de aula.
Nestas ocasiões são trabalhados aspectos muito importantes com as crianças com deficiência, tais como a inclusão, a acessibilidade e principalmente, a vivência social proporcionada.
Reunimos a turminha e cada aluno foi levado de acordo com a sua possibilidade de deslocamento. A primeira dificuldade para as crianças cadeirantes foi a rampa do mercadinho (sim, no mercadinho ao lado da Kinder tem rampa!), que bastente íngreme, exige a atenção de quem está empurrando a cadeira de rodas.
A segunda dificuldade foi o degrau de acesso ao estabelecimento, mas eu e a fono Josiane fizemos uma forcinha e elevamos as cadeiras, de forma que todo mundo entrou para fazer as compras.
Pão, maionese, queijo, presunto... Um a um, os ingredientes para o sanduíche foram pedidos pelas crianças; quem conseguia falar, pedia a balconista, quem não conseguia, mostrava um cartaz com o nome do ingrediente que desejava levar.

Depois das compras feitas, fomos todos para a sala de aula e lá, com a ajuda dos alunos foram preparados deliciosos sanduíches.
Achei bárbara a iniciativa das professoras da pré-escola e sempre que eu puder, participarei desses eventos!
Bárbara a iniciativa das professoras e também a atitude de vocês que ajudaram a colocar em prática! Muito bom! Parabéns =)
ResponderExcluir