Um grupo de pesquisadores americanos está tentando ajudar pessoas idosas a fugir das limitações de mobilidade que elas enfrentam à medida que envelhecem.
Cientistas especializados em robótica da Universidade Case Western Reserve, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo tipo de cadeira de rodas inteligente que não só funciona com joystick (no caso, o do Xbox) e comandos de voz para guiar um modelo elétrico, como traz um sistema de inteligência artificial que filtra cada comando, para garantir que seja seguro para o próprio usuário.
Os cientistas criaram sistemas automatizados para a cadeira, que corrige comandos errados ditados pelo usuário. A tecnologia foi criada para ajudar, por exemplo, uma pessoa com dificuldade de locomoção a usar comandos de voz para guiar sua cadeira perto de obstáculos ou em terrenos perigosos, como uma escadaria.
Quando um comando potencialmente perigoso é dado pelo usuário, um computador embutido na cadeira de rodas faz uma estimativa para garantir que o passageiro não esbarre em algum objeto ou a coloque em um piso irregular, evitando que ela caia. A informação foi revelada nesta quarta-feira (13) pelo site Popsci.
Fonte: Deficiente Físico
Nenhum comentário:
Postar um comentário