A Fisioterapia vem ajudando a fazer a diferença
na área educacional. Sabemos que uma criança com o desenvolvimento
neuropsicomotor normal (DNPM) atinge com muito mais tranquilidade os
objetivos das atividades escolares tanto na primeira fase como na
segunda.
A
Fisioterapia avalia o DNPM em crianças identificando dificuldades,
atrasos ou alterações em seu desenvolvimento neuropsicomotor e trabalha
estas habilidades comprometidas por meio da intervenção fisioterápica
específica e na elaboração de programas de estimulação, visando à
efetiva integração e desenvolvimento destas crianças. Isso tem como
objetivo promover o desempenho das crianças e contribuir em trabalhos
integrados com outros profissionais, especialmente os professores e
pedagogos. Isto é uma experiência inovadora nas escolas de Educação
Infantil, pois até então a fisioterapia só era vista como meio de
auxiliar os professores e pedagogos na inclusão social na sala de aula.
Essa
intervenção fisioterapêutica tem como objetivo a estimulação do
desenvolvimento neuropsicomotor integral das crianças permitindo
trabalhar as habilidades com atividades que busquem também a interação
social e a troca de experiências.
As crianças
que necessitam beneficiam-se muito dos resultados da fisioterapia
aplicada à educação, pois necessitam estar aptas a manter uma boa
interação social para se inserir na turma, o que pode ser prejudicado
por timidez, hiperativadade ou ou presença de outros transtornos como o
transtorno de déficits de atenção.
Fabiana Sarilho de Mendonça
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