sexta-feira, 1 de setembro de 2017

FISIOTERAPIA NA ESCOLA




      A Fisioterapia vem ajudando a fazer a diferença na área educacional. Sabemos que uma criança com o desenvolvimento neuropsicomotor normal (DNPM) atinge com muito mais tranquilidade os objetivos das atividades escolares tanto na primeira fase como na segunda.


      A Fisioterapia avalia o DNPM em crianças identificando dificuldades, atrasos ou alterações em seu desenvolvimento neuropsicomotor e trabalha estas habilidades comprometidas por meio da intervenção fisioterápica específica e na elaboração de programas de estimulação, visando à efetiva integração e desenvolvimento destas crianças. Isso tem como objetivo promover o desempenho das crianças e contribuir em trabalhos integrados com outros profissionais, especialmente os professores e pedagogos. Isto é uma experiência inovadora nas escolas de Educação Infantil, pois até então a fisioterapia só era vista como meio de auxiliar os professores e pedagogos na inclusão social na sala de aula.


      Essa intervenção fisioterapêutica tem como objetivo a estimulação do desenvolvimento neuropsicomotor integral das crianças permitindo trabalhar as habilidades com atividades que busquem também a interação social e a troca de experiências.


      As crianças que necessitam beneficiam-se muito dos resultados da fisioterapia aplicada à educação, pois necessitam estar aptas a manter uma boa interação social para se inserir na turma, o que pode ser prejudicado por timidez, hiperativadade ou ou presença de outros transtornos como o transtorno de déficits de atenção.



Fabiana Sarilho de Mendonça

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