Até sua última edição, em 2008, as Paralimpíadas, jogos esportivos envolvendo pessoas com algum tipo de deficiência, eram chamadas no Brasil de Paraolimpíadas. No entanto, em novembro do ano passado, durante o lançamento da logomarca dos Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio, o nome dos jogos perdeu a letra “o” e passou a ser chamado de Paralimpíadas a pedido do Comitê Paralímpico Internacional.
A intenção foi igualar o nome ao uso de todos os outros países de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, onde já se usava o termo Paralimpíadas. Além disso, a palavra “olimpíadas” é referente à outra organização esportiva, o Comitê Olímpico Internacional.
A palavra vem do inglês “paralympic”, que mistura o início do termo “paraplegic” e com o final de “olympics” para designar o atleta paralímpico. (Fonte: G1)
Os Jogos Olímpicos de Londres atraíram a atenção internacional e foram considerados um sucesso. Com isso, a partir do dia 29/08, com o início dos Jogos Paralímpicos, a expectativa volta a aumentar.
A BBC Brasil preparou um guia com dez curiosidades e as principais diferenças entre os dois eventos.
1- Anéis olímpicos
Apesar de soar parecido, e a palavra Paralímpico terminar em “olímpico”, estes jogos não são Olímpicos e os clássicos anéis olímpicos não são o símbolo destes jogos.
No lugar, há o Agitos, três arcos em vermelho, verde e azul que representam o lema Paralímpico, “espírito em movimento”
FONTE: Deficiente Ciente
Nenhum comentário:
Postar um comentário