Era uma vez um pescador boliviando chamado Francisco Tito Yupanqui, que esculpiu uma imagem de uma santa que ficou conhecida como Nossa Senhora de Copacabana. No século XVII, comerciantes bolivianos e peruanos de prata (chamados na época de "peruleiros") trouxeram uma réplica dessa imagem para a praia do Rio de Janeiro então chamada de Sacopenapã (nome tupi que significa "caminho de socós"). Sobre um rochedo dessa praia, construíram uma capela em homenagem à santa.
Capela de Nossa Senhora de Copacabana (onde hoje fica o Forte de Copacabana) |
Tal capela, com o tempo, passou a designar a praia e o bairro e veio a ser demolida em 1914, para ser erigido, em seu lugar, o atual Forte de Copacabana.
Copacabana em 1890 |
O bairro de Copacabana surgiu em 6 de julho de 1892 com a abertura do Túnel Alaôr Prata (Túnel Velho). Este túnel foi aberto para passagem de bondes. Até então, o acesso para Copacabana era feito através de caminhadas pelos morros que cercam a região. O Túnel Engenheiro Coelho Cintra (Túnel Novo) foi aberto em 1906, sendo situado do lado esquerdo de quem vai para Copacabana. Copacabana foi ocupada lentamente pela população até 1940; desta década ocorreu um aumento populacional no bairro de 74,35%.
A partir desta década Copacabana se torna um dos bairros mais populosos da cidade. Copacabana é separada do Oceano Atlântico pela Avenida Atlântica, conhecida mundialmente. Esta foi inaugurada em 1906, com 6metros de largura e 4 Km de extensão.
Em 1923, foi inaugurado, na Avenida Atlântica, o Hotel Copacabana Palace, que se tornou um dos símbolos do bairro e da cidade.
Há várias hipóteses etimológicas para o nome Copacabana. A primeira alega que o termo teria vindo da língua quíchua falado no antigo Império Inca, significando "lugar luminoso", "praia azul" ou "mirante do azul". Outras fontes apontam o termo como originário da língua aimará falada na Bolívia, significando "vista do lago"
FONTE: Wikipédia e http://cronicasefotos.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário