segunda-feira, 4 de abril de 2016

ZOOLÓGICO HUMANO - PARTE 2

 
 
    Ota Benga foi um pigmeu congolês conhecido por sua polêmica exibição em um zoo humano no Zoológico de Bronx, Nova York, em 1906.
 
    Benga foi para os Estados Unidos sob responsabilidade do negociante e missionário Samuel Phillips Verner. Contratado pela Louisiana Purchase Exposition, Verner negociou a libertação de Benga das mãos de comerciantes escravagistas em 1904. Ele havia sido capturado após a Force Publique atacar sua vila, matando sua esposa e dois filhos. Posteriormente, Benga foi exibido na mostra antropológica da Louisiana Purchase Exposition e, após dois anos de excursões, incluindo uma viagem à África, foi enclausurado em uma jaula de macacos no Zoológico de Bronx como parte de uma mostra projetada para demonstrar os conceitos de evolução humana e racismo científico.
 
    O jornal St. Louis Republic divulgou a exibição em sua edição de 6 de março de 1904, afirmando que Benga "representa a forma mais baixa de desenvolvimento humano". Outros periódicos produziram artigos sensacionalistas com o propósito de atrair visitantes para a "exibição". Em 5 de maio, o Republic divulgou que o líder da expedição escapara por pouco de ser devorado por canibais. Ota Benga foi encorajado a carregar um orangotango pela jaula, como se fosse um pai carregando seu bebê. "Benga...", escreveu outro jornal, "... não é muito mais alto que o orangotango. Suas cabeças são bastante similares, e ambos sorriem da mesma forma quando satisfeitos".
 
 
 
    Jornais afro-americanos ao redor do país começaram a protestar contra o tratamento dispensado ao pigmeu, e o dr. R.S. MacArthur, porta-voz da delegação de igrejas negras, entregou um abaixo-assinado ao prefeito exigindo sua libertação. O prefeito inicialmente ignorou os protestos, concordando eventualmente em libertar Benga da jaula, designando-o faxineiro do Howard Colored Orphan Asylum no Brooklyn.
 
    Depois de ficar sabendo que não seria repatriado conforme lhe fora prometido, Benga cometeu suicídio em 1916, aos 32 anos.
 
FONTE: WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário