Quem era criança nos anos 80 lembra deles... Azuis, pequeninos e moravam em cogumelos... Sim, os Smurfs...
Depois de vinte e poucos anos eles chegaram ao cinema.
Os estrumpfes (no Brasil, smurfs) são personagens criados pelo ilustrador belga Peyo (Pierre Culliford). Apareceram pela primeira vez em 1958, na história de Johan et Pirlouit, "A Flauta de 6 estrumpfes" (publicada no comic belga Spirou). São pequenas criaturas azuis, semelhantes a duendes, que vivem em casinhas em forma de cogumelo, numa aldeia escondida no meio da floresta.
No Brasil, são conhecidos principalmente graças a uma série de desenhos animados produzida pela Hanna-Barbera Productions e transmitida pela Rede Globo de Televisão na década de 1980. Mas, antes disso, foram publicadas HQs.
Nos arredores da aldeia dos estrumpfes (smurfes), vive o feiticeiro e alquimista Gasganete (Gargamel) e seu gato Azrael (Cruel). O feiticeiro persegue os estrumpfes (smurfes). Inicialmente Gargamel queria apenas comer os Smurfs; mais tarde descobriu uma fórmula para obter ouro que precisava de Smurfs como ingrediente (no mínimo seis), mas depois de repetidas falhas, a simples possibilidade de vingança é motivação suficiente. Embora Gargamel já tenha capturado Smurfs errando por sua casa e floresta N vezes, ele jamais conseguiu matar nenhum. Ele também não conhece a localização da vila dos Smurfs, fato que constantemente o frustra (algumas vezes, conseguiu descobrir, mas esquecia o caminho). Na dublagem brasileira, foi dublado por Orlando Drummond
A aparência geral dos Smurfs (exceto quando indicado) é o barrete e calças brancas.
- Papai Smurf (Papa smurf): O chefe da vila dos Smurfs e o segundo mais velho. Tem um barrete vermelho, ao invés do popular barrete branco dos outros Smurfs. Conhece alquimia melhor que Gargamel.
- Smurfette: originalmente a única Smurf feminina, foi criada por Gargamel como um plano de atrair os Smurfs para uma armadilha, mas Smurfete resolveu ficar para sempre com os Smurfs.
- Robusto (Hefty Smurf): o mais forte dos Smurfs, tem tatuagem de coração flechado no braço.
- Gênio (Brainy Smurf):Smurf estudioso e inventor , aprendiz de Papai Smurf. É também o mais chato, sempre corrigindo os outros. Usa óculos.
- Joca (Jokey): é o Smurf que prega peças; distribui presentes explosivos.
- Ranzinza (Grouchy Smurf): é o reclamão. Sua opinião a respeito de qualquer assunto é: "Eu odeio (assunto)".
- Preguiça: é o que vive dormindo.
- Desastrado: é o que está sempre tropeçando e causando desastres.
- Fominha: o glutão.
- Gourmet: o cozinheiro. Usa gorro de chef e avental.
- Vaidoso: tem florzinha no barrete e vive se admirando em espelhos.
- Habilidoso:conserta tudo. Usa lápis na orelha.
- Assustado: o medroso!
- Sujão: o que adora sujeira.
- Harmonia: o músico, mas sem talento. Sempre com trompete.
- Pintor: o pintor, usa paleta, avental de pintor e fala com sotaque francês.
- Poeta: o que declama poesias.
- Natural: o ranger. Usa pena no barrete.
- Bebê Smurf: o bebê; foi entregue na vila por uma cegonha.
- Fazendeiro: cultiva plantações.
- Arquiteto: cria as casas de cogumelos dos Smurfs.
- Vovô Smurf: o mais velho dos Smurfs, que retorna a vila depois de 500 anos de ausência.
- Ninguem: um smurf que aparece apenas em um episódio, e não demonstra habilidade com nada, apesar dos inúmeros esforços de tentarem descobrir no que ele seria bom. Ao final do capítulo, ao salvar a vila de Gargamel, passa a ser chamada de "alguém".
SMURFS E COMUNISMO
O desenho chamou atenção de alguns comentaristas politicos nos anos 80. Segundo eles os Smurfs seriam uma referência ao Comunismo. A comunidade divide fraternamente tudo o que produz, não há classes sociais, vestem o mesmo tipo de roupa (calças e touca branca), exceto o seu líder. Ele veste as mesmas peças de vestuário, porém na cor vermelha. Em oposição aos Smurfs, levando em consideração a ideia de que realmente sejam comunistas, estão Gargamel e Cruel, o gato. A dupla inimiga representa o imperialismo, a vontade de dominar os "mais frágeis". O passatempo de Gargamel era capturar e cozinhar os Smurfs para transformá-los em ouro
.
Parabéns e obrigada Cristiano, a matéria ficou excelente!
ResponderExcluir