Há 36 milhões de pessoas deficientes visuais no
mundo, e 15 milhões deles estão na Índia. 80% dos casos são de razões
evitáveis, como catarata e desnutrição. Os centros de tratamento são
insuficientes e a falta de conhecimento sobre o perigo de olhar para o
sol acabam agravando o problema.
Os indianos cegos encontram uma dificuldade maior na procura por um emprego, pois a cegueira carrega um estigma social. Made in the Dark,
um projeto concebido por alunos do Royal College of Art em Londres e do
Instituto Nacional de Design Indiano, é uma tentativa de encontrar uma
nova solução.
A equipe de design quis aproveitar as habilidades
artesanais existentes, mas dando aos artesãos cegos uma vantagem,
criando uma nova forma de arte. Eles criaram uma nova linguagem e uma
relação entre cor-cheiro que coincide com o tom de uma joia específica
com um aroma particular. Com isso, os artesãos cegos podem projetar a
estética e fragrâncias das joias que eles criam. O resultado é uma série
de desenhos feitos à mão que se comunicam visualmente e com um mix de
aromas suaves e tradicionais, tipicamente indianos, proporcionando assim
peças únicas e uma nova forma de renda a essas pessoas com habilidades
especiais.
FONTE: Rede Saci
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