No dia 5 de junho, o fotógrafo Jeff Widener conseguiu acesso à famosa sacada do Beijing Hotel com ajuda de um estudante ocidental que estava hospedado na capital chinesa. Primeiro, Jeff ouviu a aproximação da fileira de tanques e se preparava para clicar uma foto dos veículos quando, de repente, um homem segurando um par de sacolas de plástico surgiu do nada.
O fotógrafo conta que chegou a se sentir irritado com o chinês — e que reclamou que o cara estava estragando a composição de sua foto. Então, Jeff se deu conta do que estava presenciando: apesar de estar em meio a tiros que vinham de todos os lados, esse homem anônimo, sem titubear uma única vez, se plantou diante dos tanques de guerra e os enfrentou de peito aberto.
A foto de Jeff foi publicada no dia seguinte, 6 de junho de 1989, e apareceu na primeira página de jornais e publicações de todo o mundo. Já quanto ao Rebelde Desconhecido, ninguém descobriu qual era a sua verdadeira identidade nem o que aconteceu com ele depois dos conflitos.
FONTE: MEGACURIOSO
Nenhum comentário:
Postar um comentário