terça-feira, 31 de outubro de 2017
segunda-feira, 30 de outubro de 2017
QUEM FOI TUTANKAMON
Tutankamon, também conhecido como o “Faraó Menino”, nasceu em 1346 a.C e morreu em 1327 a.C, aos 19 anos de idade. Foi faraó do Egito Antigo entre os anos de 1336 e 1327 a.C. Era filho do faraó Akhenaton.
Ainda existem muitas dúvidas sobre a vida de Tutankamon. Foi o último faraó da 18ª dinastia. Durante seu curto período de governo, levou a capital do Egito para Memphis e retomou o politeísmo, que havia sido abandonado pelo pai Akhenaton.
No que diz respeito à causa da morte do faraó alguns afirmam que Tutankamom morreu vítima de assassinato com uma forte pancada na cabeça, porém em janeiro de 2005 a múmia foi retirada do seu sarcófago no túmulo do Vale dos Reis, tendo sido alvo de um exame no qual se recorreu à tomografia computadorizada (TC). Este exame, que teve uma duração de quinze minutos, gerou 1700 imagens.
Os novos exames descartaram a hipótese de morte por assassinato. O rei era um jovem saudável, tendo talvez falecido vítima de complicações associadas a uma fratura da perna direita provocada durante uma sessão de caça. Quanto ao osso encontrado no crânio julga-se que foi provocado por um erro durante o processo de embalsamento do corpo.
Em maio de 2005, egípcios, franceses e americanos reconstituíram sua face a partir de imagens de tomografia computadorizada. O rei Tut - como foi apelidado - era dentuço, tinha a parte posterior do crânio estranhamente alongada e o queixo retraído.
FONTE: http://www.sohistoria.com.br/
domingo, 29 de outubro de 2017
CINEMA EM TIRAS - KARATÊ KID - A HORA DA VERDADE - PARTE 3
Durante as filmagens de Karatê Kid – A Hora da Verdade, apesar da aparência, o ator Ralph Macchio já tinha 22 anos, e sempre causava surpresa nas pessoas que perguntavam sua idade.
O roteirista Robert Mark Kamen afirmou que batizou o Sr. Miyagi com esse nome em homenagem a Chōjun Miyagi, precursor do estilo de karatê Goju-ryu, que significa “estilo forte e suave”.
The Karate Kid, era o nome de um personagem de quadrinhos da DC Comics, mesmo não tendo qualquer ligação com o personagem, os produtores tiveram que conseguir uma autorização especial com a DC para usar o nome em seu filme. Nos créditos finais há uma agradecimento para a editora.
O árbitro da luta final é Pat E. Johnson, um especialista em karatê e aluno de Chuck Norris. Ele colaborou em diversos filmes sobre a arte marcial japonesa. Em Karatê Kid – A Hora da Verdade ele é creditado como “instrutor de luta / coreógrafo”.
O famoso carro amarelo do treinamento de Daniel, um Ford 1948, hoje pertence ao próprio Ralph Macchio, como presente de um dos produtores do filme.
A luta final contou com mais de 500 figurantes.
sábado, 28 de outubro de 2017
CONCEITOS SOBRE INCLUSÃO
PESSOA COM DEFICIÊNCIA: aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
ACESSIBILIDADE: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.
DESENHO UNIVERSAL: concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.
TECNOLOGIA ASSISTIVA OU AJUDA TÉCNICA: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
BARREIRAS: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em:
a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;
d) barreiras nas comunicações e na informação: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação;
e) barreiras atitudinais: atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas;
f) barreiras tecnológicas: as que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias;
FONTE: LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO http://www.planalto.gov.br
sexta-feira, 27 de outubro de 2017
CINEMA EM TIRAS - KARATÊ KID - A HORA DA VERDADE - PARTE 2
Chuck Norris era a primeira opção para ser o mestre do Dojo “Cobra Kai”, mas recusou por não querer interpretar “vilões” e achar que o personagem seria ridicularizado como mestre de Karatê.
O polêmico Charlie Sheen, conhecido pela série Two and Half Man, foi o primeiro convidado para viver Daniel Larusso, mas recusou por não gostar do roteiro.
O diretor de Karatê Kid – A Hora da Verdade, John G Avildsen, também foi o diretor de outro dos filmes esportivos mais aclamados de todos os tempos. John comandou o clássico Rocky – Um Lutador.
Karatê Kid – A Hora da Verdade despertou uma “onda de Karatê” para crianças no mundo inteiro, a procura por escolas era enorme e uma grande quantidade delas foi aberta após o sucesso do filme (inclusive no Brasil).
Em 2010, Karatê Kid ganhou uma refilmagem de sucesso, com Jackie Chan no papel do mestre e Jaden Smith como o jovem lutador. A curiosidade é que o novo filme é sobre Kung Fu e não Karatê, inclusive, na China foi lançado como Kung Fu Kid.
Pat Morita concorreu ao Oscar e ao Globo de Ouro como ator coadjuvante, por sua atuação como Miyagi.
DETETIVES DO PASSADO -OS JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA EXISTIRAM?
Você já deve ter ouvido falar a respeito dos Jardins Suspensos da Babilônia, considerados como uma das sete maravilhas do mundo antigo, não é mesmo? De acordos com relatos de historiadores e poetas da antiguidade, eles teriam sido construídos — evidentemente — na Babilônia, cidade que existiu em um território que atualmente corresponde ao Iraque, e seriam simplesmente espetaculares.
O problema com os jardins é que, embora vários relatos históricos falem maravilhas sobre eles, até hoje ninguém conseguiu encontrar qualquer evidência física que comprove a sua existência. Nenhuma das escavações conduzidas na antiga Babilônia “desenterrou” qualquer sinal de jardins que combinem com as descrições da antiguidade, nem na cidade assíria de Nineveh, tida como uma possível alternativa para a localização dessas estruturas maravilhosas.
O pior é que, com a questão dos conflitos que vem devastando a região e a destruição de ruínas e templos por extremistas religiosos, é possível que o mistério dos Jardins Suspensos jamais seja desvendado.
FONTE: MEGACURIOSO
quarta-feira, 25 de outubro de 2017
CINEMA EM TIRAS - KARATÊ KID - A HORA DA VERDADE - PARTE 1
The Karate Kid - A Hora da Verdade é um drama romântico norte-americano de 1984 do diretor John G. Avildsen e escrito por Robert Mark Kamen, estrelado por Ralph Macchio e Noriyuki "Pat" Morita e Elisabeth Shue.
É uma história underdog no molde de um sucesso anterior de Avildsen de 1976, o filme Rocky. O filme conta a história de um jovem lutador que deseja aprender caratê, e para isso convence um experiente mestre a lhe dar aulas, que acabam por transformar-se em lições de vida.
Foi um grande sucesso de público e continua popular até a atualidade. Também obteve comentários favoráveis da crítica, tendo Pat Morita recebido uma indicação de melhor ator coadjuvante no Oscar daquele ano e também uma indicação na mesma categoria ao Globo de Ouro.
FONTE: WIKIPÉDIA
------------------
terça-feira, 24 de outubro de 2017
FAMOSOS QUE PROVAVELMENTE NÃO EXISTIRAM DE VERDADE - HOMERO
Homero foi um poeta grego, autor de dois épicos mitológicos: Odisséia e
Ilíada. Apesar da popularidade e importância desses livros, Homero
continua envolto em mistérios. Por um lado, acredita-se que Homero não é
o verdadeiro autor dessas obras, que de acordo com o historiador Adam Nicolson,
teriam precedido seu suposto autor em, mais ou menos, mil anos. Outros
dizem que Homero era cego, enquanto alguns afirma que era, na verdade,
uma mulher. Não apenas, alguns historiadores também acreditam que Homero era um grupo de estudiosos gregos.
FONTE: http://arteref.com
segunda-feira, 23 de outubro de 2017
CONCEITOS SOBRE INCLUSÃO
PESSOA COM MOBILIDADE REDUZIDA: aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, permanente ou temporária, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso.
RESIDÊNCIAS INCLUSIVAS: unidades de oferta do Serviço de Acolhimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) localizadas em áreas residenciais da comunidade, com estruturas adequadas, que possam contar com apoio psicossocial para o atendimento das necessidades da pessoa acolhida, destinadas a jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não dispõem de condições de autossustentabilidade e com vínculos familiares fragilizados ou rompidos.
MORADIA PARA A VIDA INDEPENDENTE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: moradia com estruturas adequadas capazes de proporcionar serviços de apoio coletivos e individualizados que respeitem e ampliem o grau de autonomia de jovens e adultos com deficiência.
ATENDENTE PESSOAL: pessoa, membro ou não da família, que, com ou sem remuneração, assiste ou presta cuidados básicos e essenciais à pessoa com deficiência no exercício de suas atividades diárias, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas.
PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR: pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas.
ACOMPANHANTE: aquele que acompanha a pessoa com deficiência, podendo ou não desempenhar as funções de atendente pessoal.
FONTE: LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO
GRANDES OBRAS DE ARTE DA HUMANIDADE: O JUÍZO FINAL
O Juízo Final é um afresco do pintor renascentista italiano Michelangelo Buonarroti medindo 13,7 m x 12,2 m, pintado na parede do altar da Capela Sistina. É, na visão do artista, uma representação do Juízo Final inspiradas na narrativa bíblica.
Nesta pintura, Michelangelo, que nascera no ano em que a capela foi construída, dedicou todo seu engenho e força de 1535 a 1541.O trabalho fora encomendado pelo Papa Clemente VII, mas só com a morte deste teve início, já no pontificado de Paulo III, que ratificou o contrato.
O afresco ocupa inteiramente a parede atrás do altar. Para sua execução, duas janelas foram fechadas e algumas pinturas da época de Sisto IV apagadas: os primeiro retratos de Papas; a primeira cena da vida de Cristo e a primeira da vida de Moisés; uma imagem da Virgem da Assunção de Perugino, e as primeiras duas lunettes, onde o próprio Michelangelo havia pintado os ancestrais de Cristo.
A grandiosidade da personalidade do grande mestre se revela aqui, com toda sua potência, devido sobretudo à concepção e a força de realização da obra.
FONTE: http://cafelivroearte.blogspot.com.br/
sábado, 21 de outubro de 2017
DETETIVES DO PASSADO - ONDE ESTÁ A ARCA DA ALIANÇA?
A Arca da Aliança, como você deve saber, foi descrita na Bíblia como uma espécie de baú usado para guardar as tábuas contendo os Dez Mandamentos e outros objetos sagrados. Segundo os relatos, ela teria desaparecido quando um exército liderado pelo rei babilônio Nabucodonosor II conquistou Jerusalém e destruiu o Primeiro Templo, isso no ano de 587 a.C. e, desde então, seu paradeiro é incerto.
Algumas fontes da antiguidade indicam que a Arca da Aliança pode ter sido escondida antes de Jerusalém ser invadida, enquanto outras apostam na possibilidade de que ela tenha sido destruída quando a cidade foi tomada ou, ainda, levada à Babilônia.
Também existe a lenda de que a arca pode ter sido levada até a Etiópia (onde ela estaria até hoje na Igreja de Santa Maria de Sião) ou que ela permanecerá escondida até a chegada do novo messias. O fato é que ninguém sabe dizer que fim a Arca da Aliança levou.
FONTE: MEGACURIOSO
sexta-feira, 20 de outubro de 2017
CRIANÇAS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA EXPERIMENTAM GRAVIDADE ZERO
A Agência Espacial Européia (ESA) e a Novespace, subsidiária da CNES, ofereceram uma experiência de gravidade zero para oito crianças fisicamente debilitadas, com a ajuda da associação que organiza o evento, “Rêves de Gosse”.
As crianças vieram de cinco países: Reino Unido, França, Alemanha, Bélgica e Itália – e embarcaram no Airbus A310 Zero G em Bordeaux, França.
A falta de peso é produzida na grande área de cabine desta aeronave durante manobras aéreas repetitivas.
As crianças também participaram de experimentos educacionais, incluindo a iluminação de uma vela, misturando líquidos de diferentes densidades, jogaram ping-pong com bolhas de água e trabalharam com um centrifugador para demonstrar os efeitos da gravidade zero.
Tim Peake (Reino Unido), Frank De Winne (Bélgica), Maurizio Cheli (Itália), Thomas Reiter (Alemanha), Claudie Haigneré e Jean-Francois Clervoy (França) orientaram as crianças a bordo e responderam às suas perguntas.
Dois adultos com deficiência: um ex-atleta e personalidade da televisão alemã, Samuel Koch, um forte defensor de causas deficientes, e Philippe Carette, um voluntário e piloto, também participaram do voo.
“A ESA está encantada em apoiar esta iniciativa. Educar e inspirar a audiência tão diversa quanto possível, incluindo a juventude, a ciência e os vôos espaciais, está entre as nossas prioridades e a extensão desta missão de divulgação a crianças de todas as capacidades é duplamente gratificante”, disse o diretor-geral da ESA, Jan Wörner.
O voo foi organizado pela “Rêves de Gosse”, que trabalham há mais de 20 anos para trazer crianças “extraordinárias” (afetadas por deficiência ou doença) e crianças “comuns”, trabalhando em projetos educacionais relacionados à aviação.
Organizações em cinco países selecionaram as crianças: a Fundação Richard em Lyon, França; Universidade alemã de esportes em Colônia, na Alemanha; Nós voamos! Equipe em Seniga, Itália; Happy Days Children Charity em Luton, Reino Unido; e a Fundação Saint-Luc em Bruxelas, Bélgica.
FONTE: http://geekness.com.br
.
quinta-feira, 19 de outubro de 2017
terça-feira, 17 de outubro de 2017
GRANDES OBRAS DE ARTE DA HUMANIDADE - O GRITO
O Grito (no original Skrik) é uma série de quatro pinturas do norueguês Edvard Munch, a mais célebre das quais datada de 1893. A obra representa uma figura andrógina num momento de profunda angústia e desespero existencial. O plano de fundo é a doca de Oslofjord (em Oslo) ao pôr-do-Sol. O Grito é considerado como uma das obras mais importantes do movimento expressionista e adquiriu um estatuto de ícone cultural, a par da Mona Lisa de Leonardo da Vinci.
segunda-feira, 16 de outubro de 2017
FAMOSOS QUE PROVAVELMENTE NÃO EXISTIRAM DE VERDADE - SHAKESPEARE
Como é possível que um plebeu provinciano tenha se tornado um dos
escritores mais prolíficos, mundanos e eloquentes da história? Até mesmo
no início da carreira, Shakespeare contava histórias que exibiam
conhecimento profundo sobre assuntos internacionais, capitais europeias e
história, assim como familiaridade com a corte real e a alta sociedade.
As mais de 40 peças e 154 sonetos apresentam um vasto conhecimento em
diversas áreas, como política, geografia e latim – sendo que Shakespeare
só teria passado apenas cinco ou seis anos na escola, segundo
historiadores. Além disso, as obras utilizam mais de 29 mil palavras
diferentes, um vocabulário maior que o do dicionário de inglês da época.
Por essa razão, alguns teóricos sugeriram que um ou vários autores
que queriam esconder sua verdadeira identidade usaram a pessoa de
William Shakespeare como fachada. Os candidatos incluem Edward de Vere,
Francis Bacon, Christopher Marlowe e Mary Sidney Herbert.
A maioria dos estudiosos e historiadores da literatura continuam
céticos com relação a essa hipótese, embora muitos suspeitem que
Shakespeare, às vezes, tenham colaborado com outros dramaturgos. Por
outro lado também era comum um dramaturgo se inspirar em outro ou mesmo
escrever a quatro ou mais mãos. Quando um texto era vendido para uma
companhia de teatro, ele não pertencia mais aos autores.
FONTE: http://arteref.com/
domingo, 15 de outubro de 2017
DIA DO PROFESSOR... A ORIGEM DA DATA
O Decreto Federal nº 52.682, em 1963, criou, oficialmente, o Dia do Professor. O dia
15 de outubro não foi escolhido à toa. A data marca a criação dos cursos primários em todo
o país pelo imperador D. Pedro I.
A data comemorativa do Dia do Professor, pois, faz remissão ao decreto imperial, de
15 de outubro de 1827, que trata da primeira Lei Geral relativa ao Ensino Elementar. Este
decreto, outorgado por Dom Pedro I, veio a se tornar um marco na educação imperial, de
tal modo que passou a ser a principal referência para os docentes do primário e ginásio nas
províncias. A Lei tratou dos mais diversos assuntos como descentralização do ensino,
remuneração dos professores e mestras, ensino mútuo, currículo mínimo, admissão de
professores e escolas das meninas.
A primeira contribuição da Lei de 15 de outubro de 1827 foi a de determinar, no seu
artigo 1º, que as Escolas de Primeiras Letras (hoje, ensino fundamental) deveriam ensinar,
para os meninos, a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais
de geometria prática. Às meninas, sem qualquer embasamento pedagógico, estavam
excluídas as noções de geometria. Aprenderiam, sim, as prendas (costurar, bordar, cozinhar
etc) para a economia doméstica.
A Lei de 15 de outubro também inovou no processo de descentralização do ensino, ao
mandar criar escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos
do Império. Hoje, além da descentralização do ensino, para maior cobertura de matrícula do
ensino fundamental, obrigatório e gratuito, o poder público assegura, por imperativo
constitucional, sua oferta gratuita, inclusive, para todos os que a ele não tiveram acesso na
idade própria (Inciso I, artigo 208, Constituição Federal).
FONTE: www.egov.ufsc.br por Vicente Martins