domingo, 30 de abril de 2017

CINEMA EM TIRAS - FORREST GUMP: O CONTADOR DE HISTÓRIAS - PARTE 4







– Todas as imagens de Tom Hanks encontrando presidentes mortos e celebridades do passado, foram feitas com a ajuda de chroma key, a remoção das pernas de Gary Sinise foi alcançada cobrindo suas pernas com um tecido verde, que depois facilitou o trabalho da equipe nos efeitos visuais.
 
– Não existe nenhuma bolinha nas cenas de ping pong, mais uma obra dos efeitos visuais.
 
– O filme ganhou o Oscar de melhores efeitos visuais.
 
- John Travolta era o mais cotado para viver Forrest Gump, mas o ator recusou o papel.











 

sábado, 29 de abril de 2017

ORIGEM DAS PALAVRAS: DEUS



Origem da palavra deus

      Do latim deus, daus, que significa “ser supremo” ou “entidade superior”.

      A língua portuguesa foi a única que manteve o termo original em latim desta palavra.

      Originalmente, a palavra latina que deu origem à “deus”, surgiu a partir do termo Proto-Indo-Europeu diw ou deiwos, que significa “brilhante” ou “celeste”.

      A partir desta mesma raiz etimológica, surgiu o nome grego Zeus, considerado o “deus dos deuses”, de acordo com a mitologia grega.

      Em algumas religiões monoteístas, como o catolicismo, por exemplo, Deus é considerado um nome próprio, pois, de acordo com esta doutrina, só existe um único deus no universo.

      Já nas religiões politeístas - existência de vários deuses - deus é escrito com letra minúscula, pois representa apenas uma condição de "entidade ou ser superior aos humanos".

FONTE: http://www.dicionarioetimologico.com.br

sexta-feira, 28 de abril de 2017

CINEMA EM TIRAS - FORREST GUMP: O CONTADOR DE HISTÓRIAS - PARTE 3





CURIOSIDADES

Forrest Gump salvou a arrecadação do cinema americano no ano de 1994, foi o único filme que fez sucesso comercialmente falando. Arrecadou mais de 677 milhões de dólares ao redor do mundo.

– O diretor Robert Zemeckis, e Alan Silvestri fizeram a trilogia de “De Volta para o Futuro”


– Ao receber o Oscar de melhor ator por Forrest Gump, Tom Hanks igualou a marca de Spencer Tracy, que até então era o único ator a ter ganho o Oscar por dois anos consecutivos.


– O ator Haley Joel Osment, que seis anos depois seria indicado ao Oscar de “Melhor Ator Coadjuvante” por sua atuação em “O sexto sentido”, tinha cinco anos e fez uma ponta no final do filme.


– Jim, o irmão mais novo de Tom Hanks, foi dublê do ator em muitas das cenas de corrida.

– Sally Field, que fez o papel de mãe de Forrest, é apenas dez anos mais velha que Tom Hanks.

– A garota de cabelo vermelho no ônibus escolar é Elizabeth, a filha de Tom Hanks.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

FISIOTERAPEUTA CRIA TRAVESSEIRO QUE CUSTA 180 MIL REAIS



      Nos últimos 15 anos, o fisioterapeuta holandês Thijs van der Hilst esteve envolvido em um projeto audacioso: criar o travesseiro perfeito, capaz de auxiliar o sono de qualquer pessoa. O objeto é feito com seda Mulberry (a mais cara do mundo), algodão egípcio, espuma holandesa atóxica e tecido de ouro 24 quilates, além de ser finalizado com um zíper cravejado com quatros diamantes e uma safira de 22,5 quilates. O precinho desse mimo? O equivalente a R$ 180 mil!

      O maior detalhe é que cada peça é individual e personalizada. Hilst compara o formato da cabeça e dos ombros das pessoas com o tamanho de seus pés: cada um possui um tipo específico. Assim, com ajuda de um scanner 3D portátil, o fisioterapeuta é capaz de criar um travesseiro ideal para cada um de seus clientes.

      A espuma é esculpida por um braço robótico conforme as coordenadas obtidas pelo scanner. Depois, a peça entra em um porta-travesseiro exclusivo criado pela marca Louis Vuitton, que permite que a pessoa o leve para onde quiser. O lançamento oficial será no próximo mês, em Dubai, durante uma exposição de produtos inovadores.

FONTE: MEGACURIOSO

quarta-feira, 26 de abril de 2017

CINEMA EM TIRAS - FORREST GUMP: O CONTADOR DE HISTÓRIAS - PARTE 2



 

      Lançado nos Estados Unidos em 6 de julho de 1994, Forrest Gump foi bem recebido pelos críticos e tornou-se o maior sucesso comercial do cinema estadunidense naquele ano, arrecadando mais de 677 milhões de dólares ao redor do mundo. Desde o lançamento do filme, várias interpretações têm sido feitas acerca do simbolismo político do protagonista. Em 1996, um restaurante temático baseado no filme foi aberto, e desde então expandiu-se com várias filiais ao redor do mundo. A cena de Forrest correndo através dos Estados Unidos é geralmente referenciada por indivíduos reais que tentam o desafio. Forrest Gump foi indicado a treze Oscars, o filme ganhou em seis categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor  (Robert Zemeckis) e Melhor Ator (Tom Hanks).

FONTE: WIKIPÉDIA










continua...

terça-feira, 25 de abril de 2017

segunda-feira, 24 de abril de 2017

CINEMA EM TIRAS - FORREST GUMP: O CONTADOR DE HISTÓRIAS - PARTE 1

     



      Forrest Gump (Forrest Gump: O Contador de Histórias  é um filme norte-americano de 1994, dirigido por Robert Zemeckis com Tom Hanks no papel-título e baseado no romance homônimo de 1986 escrito por Winston Groom. O filme também traz no elenco Robin Wright Penn e Gary Sinise. A história atravessa várias décadas na vida do personagem central, Forrest Gump, um homem simples do Alabama que viaja ao redor do mundo, encontra figuras históricas, influencia a cultura popular e é testemunha de alguns dos eventos históricos mais notórios da segunda metade do século XX.


      O filme difere substancialmente do romance de Winston Groom, no qual foi baseado. As filmagens aconteceram em 1993, principalmente nos estados da Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul.  O filme fez grande uso de imagens geradas por computador para incorporar o protagonista em filmagens antigas e no desenvolvimento de outras cenas. A trilha sonora do filme é composta de muitas faixas, e seu lançamento comercial vendeu 4,42 milhões de cópias.
     

FONTE: WIKIPÉDIA













CONTINUA...

domingo, 23 de abril de 2017

COTAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM EMPRESAS




       O Decreto 3.298/1999 considera deficiência toda perda ou anormalidade de uma estrutura, função psicológica, fisiológica ou anatômica que gera incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano.

Entenda os números das cotas nas empresas
       A Lei exige que toda empresa de grande porte – com cem ou mais empregados – deverá preencher de 2% a 5% por cento dos seus cargos, com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência habilitadas, na seguinte proporção:

- De 100 a 200 empregados - 2%
- De 201 a 500 empregados - 3%
- De 501 a 1000 empregados - 4%
- De 1001 em diante - 5%



FONTE http://pessoascomdeficiencia.com.br/

sábado, 22 de abril de 2017

OBRA DE GUSTAVO ROSA

 
 
 
 
      Gustavo Machado Rosa foi um artista autodidata, nasceu em 20 de dezembro de 1946, na cidade de São Paulo, iniciou sua experiência com a pintura na infância, conseguiu enxergar com sensibilidade o irreverente, o humor, o delicado, o grotesco e o belo, trasnpondo-os com traços definidos, singelos, diretos e claros. Suas obras são brasileiras e universais, contam a realidade irônica e poeticamente ao mesmo tempo. 





       O seu universo plástico apresenta semântica própria. Seu humor não é prosaico e anedótico. Ele emprega a substância do traço, da forma e da cor. Suas imagens não necessitam de legendas significam a postura do artista diante da vida, uma maneira de ver, de aprender e de apreciar a existência humana. O humor da pintura de Gustavo Rosa é reflexo da liberdade de viver e criar do artista, que acredita ser a imaginação mais poderosa que acredita ser mais poderosa que o ser humano.
 
 
 
 
 
 

sexta-feira, 21 de abril de 2017

TIRADENTES




     
      Aos 45 anos, no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro, Tiradentes percorreu as ruas do Rio de Janeiro da cadeia até o local de sua execução. A galera foi em peso acompanhar sua morte, que teve discurso e até fanfarra – tudo, é claro, para dar um alerta àqueles que se revoltassem contra a corte. O líder foi enforcado e esquartejado, com partes de seu corpo sendo expostas em vias públicas.

      O que era para ser um processo de intimidação acabou sendo um incentivo para novas revoltas, tanto que a memória de Tiradentes foi exaltada pela população. Ele era chamado dessa forma por conta de suas práticas na extração de dentes, aprendidas com o tio. Oficialmente, ele nunca se formou dentista.

      O feriado em sua homenagem só foi promulgado em 9 de dezembro de 1965, durante a primeira fase do Regime Militar. Desde então, a data de sua morte virou folga em todo o território nacional. Claro que esse é apenas um resumo da história de Tiradentes, que teve sua imagem de mártir construída ao longo dos séculos.

      Falando em imagem, uma das curiosidades sobre a sua vida é que não existem muitos relatos sobre sua aparência física. Em 1890, o pintor Décio Villares criou uma figura hipotética do herói, usando símbolos já conhecidos de outro mártir: Jesus Cristo. Ao retratá-lo com barba e cabelos longos, Villares mistificou o homem, retirando a idolatria meramente política para dar uma aura mais mística a Tiradentes.

FONTE: MEGACURIOSO

quarta-feira, 19 de abril de 2017

OS NAVIOS DE ORGIAS DE CALÍGULA

     

      Calígula governou o Império Romano durante apenas 4 anos, entre 37 e 41 d.C., mas deixou um legado enorme para a História. Agora, mergulhadores buscam algo perdido nesses quase 2 milênios: o resto de um enorme navio, mais parecido com um palácio, que o tirano mantinha para hospedar grandes orgias e jogos perversos.


Reconstrução digital dos navios de Calígula
     

      Acredita-se que os restos dessa gigantesca embarcação podem estar no fundo o Lago Nemi, na Itália, a 30 quilômetros de Roma. A história conta que alguns navios foram afundados no lago após o assassinato de Calígula. Vários pescadores, nos séculos seguintes, teriam encontrado pedaços presos em redes, mas poucos barcos foram resgatados até hoje.

     
      No início dos anos 1930, o ditador italiano Benito Mussolini usou um antigo túnel romano de drenagem para baixar o nível do lago em 20 metros. Na época, foram encontradas duas embarcações, medindo cerca de 70 metros cada. Nas fotos abaixo, feitas durante as escavações, é possível ver que 1,9 mil anos embaixo da água não foram suficientes para destruir os barcos.










     

      O estado de conservação tanto dos navios quanto de alguns de seus objetos impressionaram os arqueólogos, mostrando que os romanos do primeiro século de nossa era possuíam uma tecnologia bastante avançada. Por exemplo: esses barcos continham uma espécie de âncora, que muitos especialistas navais achavam ter sido inventada apenas no século 19!

      Os navios de Calígula também tinham um curioso e eficiente sistema de drenagem da água, inúmeros remos e até árvores a bordo! Especialistas contam que eram verdadeiras vilas flutuantes, e não faltaram esforços físicos e monetários para serem construídas. Um sistema avançado de bombas mandava água quente para vários lugares dos barcos, uma tecnologia que foi perdida e ressurgiu apenas na Idade Média.

      Infelizmente, esses dois barcos foram incendiados em um bombardeio contra alemães, que estavam perto do Museu do Lago Nemi em 31 de maio de 1944. Apesar de ambos terem sido destruídos, acredita-se que mais um navio – maior e mais tecnológico – continua no fundo do lago. Supostamente, ele teria 400 metros de comprimento e seria o “primeiro navio de cruzeiro de luxo do mundo”.

FONTE: MEGACURIOSO

terça-feira, 18 de abril de 2017

DENTISTAS DA IDADE DA PEDRA

 
 
 
      Se você pensava que ir ao dentista para tratar as cáries é sofrimento comum da vida moderna, temos notícias para você! De acordo com Bruce Bower, do site ScienceNews, antropólogos da Universidade de Bolonha na Itália, encontraram evidências de que esses incômodos problemas dentais já eram tratados na Idade da Pedra.
 
      Mais precisamente, os pesquisadores analisaram dois dentes de um indivíduo que viveu no norte da Itália entre 13 mil e 12.740 anos atrás, os quais mostram sinais de intervenção. Segundo os cientistas, um “dentista” pré-histórico parece ter raspado e removido tecidos do interior dos dentes e preenchido a “obturação” com betume, uma substância grudenta que os nossos ancestrais da Idade da Pedra usavam para criar ferramentas.
 
     Conforme explicaram os pesquisadores, a descoberta é fascinante e indica que técnicas para o tratamento de cáries começaram a ser desenvolvidas milhares de anos antes de as dietas ricas em carboidratos tornarem esses problemas dentais mais comuns. Aliás, esses dois dentes nem são os exemplares mais antigos mostrando sinais de intervenção.
 
      O mesmo time de cientistas encontrou evidências do uso de um instrumento de pedra que foi usado para tratar o dente de um homem que morreu há 14 mil anos. Também existem registros de humanos usando apetrechos para raspar e descamar dentes, assim como do emprego de objetos de pedra para abrir espaço e permitir a remoção de cáries e tecidos infectados há 9 mil anos. E, ademais de betume, análises realizadas nos dentes revelaram que os dentistas da pré-história usavam fibras naturais e possivelmente pelos para proteger as áreas tratadas de possíveis infecções.
 
 
      Os pesquisadores acreditam que esses tratamentos foram desenvolvidos a partir do costume de usar pedacinhos de pedra e palitos de madeira para cutucar os dentes — algo que os membros do gênero Homo, que inclui os humanos modernos, já faziam há mais de 1,7 milhão de anos. E se você está se contorcendo só de imaginar o quão dolorosos os tratamentos deviam ser — sem anestesias ou instrumentos moderninhos —, os antropólogos disseram que a coisa devia ser sofrida mesmo!

FONTE: MEGACURIOSO

segunda-feira, 17 de abril de 2017

CORRA, FORREST, CORRA!





Adivinha quem está correndo para o Cinema em Tiras?!

FATO E FOTO - AS IRMÃS MUSTAFA





      No verão de 2015, a adolescente Nujeen Mustafa fugiu da cidade de Alepo, na Síria, e atravessou meia Europa numa cadeira de rodas à procura de asilo na Alemanha.

sexta-feira, 14 de abril de 2017

O ABRAÇO DE POMPEIA





      Uma das imagens mais conhecidas da tragédia de Pompeia, ocorrida em 79 d.C., é o abraço petrificado que se acreditava ter sido dado entre duas mulheres que, desesperadas, se agarraram uma a outra no momento em que as cinzas do Monte Vesúvio atingiam a cidade italiana e corroíam seus habitantes.
      Os pesquisadores do sítio arqueológico de Pompeia, porém, fizeram uma descoberta que muda a cena por completo. As duas pessoas abraçadas eram, na verdade, dois homens. A equipe chegou ao resultado fazendo exames de DNA e de radiografia nos corpos. Segundo eles, um dos rapazes tinha 18 anos na época em que morreu, enquanto o outro tinha em torno de 20.
      No entanto, ainda não se sabe exatamente qual seria o relacionamento entre os dois. "Não dá para dizer com certeza se os dois eram amantes. Mas, considerando a posição em que estavam, você pode sim fazer essa hipótese. É difícil dizer com exatidão", explica o diretor geral do sítio, Massimo Osanna. 


      

      A análise de DNA mostra que com certeza eles não possuíam nenhum grau de parentesco primário, não sendo pai e filho, nem irmãos. Nos últimos dois anos, restauradores vêm trabalhando nos 86 corpos encontrados imobilizados após a erupção do vulcão há quase 1.900 anos.
      As relações homossexuais entre homens na época da Roma antiga não eram encaradas como nós as vemos hoje em dia. O fato de um homem ter relações sexuais com outro não afetava seu status social e muito menos os classificava como homossexuais. Esse tipo de relacionamento era considerado algo natural e até mesmo estimulado, e muitos acreditavam que o ato enriquecia a vida intelectual dos praticantes.



(Com informações de IFLScience)

quarta-feira, 12 de abril de 2017

T4 - HITLER E O EXTERMÍNIO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 

Assassinato de adultos

 
 
      Brandt e Bouhler logo desenvolveram planos para expandir o programa a adultos. Em julho de 1939, eles realizaram uma reunião com a presença do Dr. Leonardo Conti, o líder do Reich da Saúde e secretário estadual da saúde no Ministério do Interior e o Professor Werner Heyde, chefe do departamento médico da SS. Esta reunião tinha feito arranjos preliminares para um registo nacional de todas as pessoas institucionalizadas com doenças mentais ou deficiências físicas.
 
      Os primeiros adultos com deficiência a serem mortos pelo regime nazista, no entanto, não eram alemães, mas poloneses, os oficiais SS do Einsatzkommando 16 eliminou poloneses de hospitais e asilos mentais em Wartheland, uma região ao oeste da Polônia que fora destinada a incorporação à Alemanha e reassentamento de alemães étnicos após a conquista alemã da Polônia. Na área de Reichsgau Danzig-Prússia Ocidental, cerca de 7.000 presos poloneses de várias instituições foram baleados, enquanto que 10.000 foram mortos na área da Gdynia. Foram tomadas medidas semelhantes em outras áreas da Polônia destinadas a serem anexadas à Alemanha.  Em Posen , centenas de pacientes foram mortos por meio de gás monóxido de carbono em uma câmara de gás improvisada desenvolvida pelo Dr. Albert Widmann, químico chefe da Polícia Criminal Alemão (Kripo). Em dezembro de 1939, o chefe da SS, Heinrich Himmler, testemunhou um desses gaseamento, garantindo que esta invenção viria a ser usada para fins mais amplos.
 
 
      A idéia de matar os pacientes mentais "inúteis" logo se espalhou a partir da Polônia ocupada para áreas adjacentes da própria Alemanha, provavelmente porque o Partido Nazista e oficiais da SS nessas áreas estavam mais familiarizados com o que estava acontecendo na Polônia. Estas também foram as áreas onde os alemães feridos na campanha polonesa esperavam para ser acomodados, criando uma demanda por espaço hospitalar. O Gauleiter da Pomerânia, Franz Schwede-Coburg, enviou 1.400 pacientes de cinco hospitais da Pomerânia para a Polónia, onde foram fuzilados. O Gauleiter da Prússia Oriental, Erich Koch, da mesma forma teve 1.600 pacientes mortos. Ao todo, mais de 8.000 alemães foram mortos nesta onda inicial de mortes. Estas execuções foram realizadas por iniciativa das autoridades locais, apesar de Himmler certamente conhecer e aprová-las.
 
FONTE: WIKIPEDIA