sábado, 31 de janeiro de 2015

WORLD PRESS PHOTO - SELEÇÃO





Chen Li, China - Chuva em uma cidade antiga
Vencedor do concurso geral - categoria de viagens
Fotografia: Chen Li / 2014 Sony World Photography Awards

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

SHAKESPEARE E CERVANTES MORRERAM NO MESMO DIA?




    O dia 23 de abril foi escolhido o dia mundial do livro em homenagem ao dia do falecimento de escritor Miguel de Cervantes Saavedra (1547- 1616).
    Um motivo a mais para se escolher o dia 23 de abril como dia mundial do livro, é que nessa data também teria falecido William Shakespeare, em 1616. Nas biografias de Shakespeare, a data de sua morte é dada como tendo sido 23 de abril de 1616. A data coincidiria com a de falecimento de Cervantes se os calendários adotados pela Inglaterra e Espanha fossem os mesmos. Alguns países, como Portugal (Brasil) e Espanha, acataram o calendário Gregoriano quando de sua imposição no dia 5 de outubro ( calendário Juliano) e 15 de outubro de 1582 ( calendário Gregoriano), enquanto a Inglaterra só adotaria o novo calendário em 1752. Portanto, em 23 de abril de 1616, os calendários eram diferentes. Existe uma defasagem na contagem dos dias entre esses dois calendários, por isso a não coincidência. No calendário Gregoriano a data de falecimento de William Shakespeare é 03 de maio.
    O ano Juliano tem esse nome devido ao seu mentor Júlio César, com a participação do famoso astrólogo Sosígenes.
ANO JULIANO = 365, 25 dias (365 dias e 6 horas)
ANO GREGORIANO = 365, 2425 dias (365 dias, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos)
 

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

AMERICAN HORROR STORY - FREAK SHOW




    
    Tá aí uma série que vem conquistando gente no mundo todo. "American Horror Story" - Freak Show - conta a história de uma trupe circense de "aberrações" que chega numa pequena cidade dos Estados Unidos nos anos cinquenta.


Elsa Mars (Jessica Lange)

    Liderados por Elsa (Jessica Lange), entre a trupe temos a mulher barbada Ethel Darling (Kathy Bates), o seu filho Jimmy, mãos-de-lagosta  e Dot e Bette Tatler , as irmãs siamesas acusadas do assassinato de própria mãe.

Os verdadeiros freaks

    Circos como o da série existiram de verdade no final do século XIX e até metade do século XX, e traziam entre suas atrações pessoas com deficiências que possuíssem malformações (excesso ou falta de membros, baixa ou alta estatura, deformidades que pudessem caracterizá-los como criaturas híbridas).


Irmãs siamesas

    Sempre acabo falando nas minhas palestras sobre esse tipo de circo, quando faço uma breve retrospectiva a história da deficiência, lembrando que esse é um conceito bem antigo, visto que na idade média, eram comuns exibições de anões, mulheres com barba, etc. 

Palhaço assassino da série



        A série, que está na sua quarta temporada, é mais do que recomendada! 
















segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

GRANDES VILÕES DC - GENERAL ZOD





O General Zod é um vilão fictício da filmes e quadrinhos do Superman, da DC Comics.  Apareceu pela primeira vez emAdventure Comics #283 (abril de 1961), criado por Robert Bernstein e desenhado inicialmente por George Papp  . Assim como o Superman, é um dos kryptonianos sobreviventes à destruição de seu planeta natal.


General Zod e os vilões da Zona Fantasma - Superman II


    O General Dru-Zod apareceu como um dos internos da  Zona Fantasma. Quando Krypton  existia, ele tentou tomar o planeta construindo réplicas suas, e foi condenado a Zona Fantasma.

    A primeira vez ele apareceu brevemente em Superman: O Filme , sendo interpretado por Terence Stamp (que também interpretou o personagem na sequência). O conselho de Krypton o julgava por ter tentado tomar o poder político em Krypton por meio de um golpe. Não obtendo sucesso, foi preso na Zona Fantasma, junto com dois comparsas, Non e Ursa, jurando vingança contra Jor-El. A prisão, ironicamente, fez com que escapasse do terrível fim de Krypton.




    Em Superman II, uma bomba de hidrogênio liberta os criminosos kryptonianos, ao chegarem na Terra descobrem os super-poderes e começam o plano para dominar o mundo.  Eles se unem à Lex Luthor que os leva à Metrópolis, nisso Superman chega e os dois se enfrentam. A batalha termina na Fortaleza da Solidão onde Superman usa um mecanismo para tirar os poderes dos três.

FONTE: WIKIPEDIA

domingo, 25 de janeiro de 2015

SAPATO COM GPS AJUDA CEGO EM CAMINHADA






   Chega de bengalas. 
 

   Um sapato com GPS foi desenvolvido por dois jovens indianos para guiar pessoas com deficiência visual. 
 
   Eles já são um sucesso no país e devem ser inseridos no mercado internacional.
 
   Já há pedidos de compra de 20 países até o momento, diz a empresa. 
 
   Um de seus inventores, Krispian Lawrence, assegurou à Agência Efe que desde seu lançamento foram recebidos cerca de três mil pedidos de compra, primeiro para a própria Índia e cada vez mais para o exterior.
 
   Como funciona 

   Lechal, como são chamados, ou “leve-me contigo” em híndi, os calçados funcionam com palmilhas com conexão Bluetooth. Elas recebem ordens de um telefone celular no qual é estabelecido o percurso através do Google Maps.
 
 
Krispian Lawrence, presidente da empresa criadora dos sapatos que vibram e usam GPS para dar direções aos usuários (Foto: Noah Seelam/AFP)
  
    Cada sapato vibra, para direita ou para esquerda, para indicar as curvas necessárias no trajeto marcado.
 
   Os calçados ajudam pessoas com dificuldades de visão a seguir uma rota, e tem outras tecnologias que advertem sobre os obstáculos no caminho.
 
   O calçado foi patenteado como o primeiro a utilizar este sistema de navegação por satélite através do servidor do Google.
 
   O par, compatível com tecnologias Android, IOS e Windows, é vendido acompanhado de baterias e de um carregador universal como os utilizados para recarregar telefones celulares.
 
   Além de marcar a rota, os aplicativos informáticos utilizados, disponíveis em vários idiomas, permitem também conhecer dados como as calorias consumidas, a distância percorrida e o tempo de percurso.
 
Criação 

   O design é obra de Lawrence e seu parceiro Anirudh Sharma, dois jovens de 30 e 28 anos, respectivamente, formados nos Estados Unidos, onde adquiriram experiência em novas tecnologias e no campo das patentes.
 
   De volta a seu país, ambos fundaram em 2011, no estado de Telangana, a empresa tecnológica Ducere Technologies. 
 

   Ela conta com 50 empregados, com uma média de idade que ronda os 25 anos e tem como produto principal estes sapatos.
 
Preço 

   O calçado inteligente custa entre 100 e 150 dólares – de 260 a 400 reais – mas a companhia tecnológica colabora com ONGs que podem adquirir o produto por um valor menor.
 
   Embora desenhados na Índia, os Lechal são fabricados na China. “Mas vamos transferir a produção para Índia assim que pudermos”, contou Lawrence.
 
Outros tipos 

   Os sapatos com GPS seguem a saga de invenções em calçado que nos últimos anos se proliferaram.
 
   Em 2012, uma empresa dos Estados Unidos, GTX, começou a vender modelos com um localizador por satélite pensados para o acompanhamento de pessoas com Alzheimer que correm o risco de se perder.
 
   Há também dois anos, um artista britânico, Dominic Wilcox, desenvolveu sapatos com um chip no qual é gravado uma rota que depois vai indicando, por meio de luzes led, a direção a seguir no pé direito e a distância restante até o destino no esquerdo.
 
   Wilcox se inspirou em Dorothy e sua travessia em O mágico de Oz com sapatos mágicos que o permitiram voltar para casa.
 
FONTE: PORTAL INCLUSÃO

sábado, 24 de janeiro de 2015

WORLD PRESS PHOTO - SELEÇÃO






Arup Ghosh, India - Pobre Deus
Vencedor do concurso geral - pessoas categoria
Fotografia: Arup Ghosh / 2014 Sony World Photography Awards

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

GRANDES VILÕES DC - MULHER-GATO






Mulher-Gato (em inglês Catwoman) é o alter ego de Selina Kyle, inimiga de Batman, que foi criada em 1940 por Bill Finger e Bob Kane, e teve sua primeira aparição na edição número 1 de Batman.




Órfã desde menina, Selina Kyle passou algum tempo em um orfanato feminino, do qual eventualmente fugiu. Sua inspiração para se tornar a Mulher-Gato teria se originado ao observar o próprio Batman, personagem com o qual acabou tendo um romance, que não durou. A personagem da Mulher-Gato teve diversas origens diferentes ao longo do tempo: Em Batman#1 de 1940, a Mulher-Gato era conhecida simplesmente como "A Gata" e não vestia uniforme algum. Nessa época ela já era uma ladra de jóias que rivalizava com Batman. No mesmo ano, mais precisamente no outono, em uma outra versão de sua origem, ela sofre um acidente de avião e acaba tendo amnésia e a única coisa que acaba se lembrando é dos gatos que possuía na casa de seu pai. 




Desde as primeiras aventuras da personagem, a Mulher-Gato já era uma ladra inescrupulosa. Batman sempre se mostrou menos rígido com ela, visto que após recuperar os pertences roubados pela felina, Batman a deixava escapar.

Não era considerada precisamente como sendo uma personagem maldosa, mas passava longe também de ser uma personagem do bem. Simplesmente ela era uma mulher aventureira e animada que sentia um prazer imenso em não cumprir a lei e infernizar a vida do Batman.




Havia sempre em suas aparições, uma certa "tensão sexual" entre a Mulher-Gato e o Batman. Onde que por diversas vezes é ressaltada a ideia de que um morcego não passa de um rato voador, e uma gata pode com facilidade caçar tal animal.

Houve uma enorme moralização nos anos 50 e assim sendo, a personagem acabou ficando "apagada" dos quadrinhos, até que à série de televisão estrelada por Adam West como Batman e Burt Ward como Robin, trouxeram a Mulher-Gato de volta a ativa.

No começo do seriado, a atriz Julie Newmar é quem vestiu o manto da felina. A personagem se mantinha altamente sexy e cômica. Continuava como sendo uma vilã, mas ainda mantinha seu ar sedutora e cativante. Vestia látex como uniforme com orelhas de gato. Com o tremendo sucesso da personagem, a Mulher-Gato passou a ser retratada nos quadrinhos de forma semelhante à personagem do seriado.




Em 1966 a atriz Julie Newmar deu adeus a série na terceira temporada e em seu lugar entrou a cantora negra Eartha Kitt, que fez uma Mulher-Gato extremamente exagerada em comparação com Julie Newmar. Mas o seu "ronronar" sensual causou um certo furor entre os fãs americanos.

FONTE: Wikipédia

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

ESTUDANTES CRIAM PRÓTESE PARA QUE MULHERES AMPUTADAS POSSAM USAR SALTO ALTO



    Imagine uma mulher que, por um motivo ou outro, acaba de ter a perna amputada e algo simples, como utilizar o sapato de salto alto de que tanto gostava, deixa de ser possível? 


    Foi pensando nesta situação que os estudantes Lincoln Liberato Garcia de Moura e Zenaide Lima, do curso de Gestão de Qualidade da Universidade de Sorocaba (Uniso), desenvolveram uma ideia simples, porém genial.


    Ao longo de seis meses, eles pensaram em algo original para que mulheres com pernas mecânicas pudessem utilizar saltos normalmente. Ao invés das próteses fixas, que impedem a utilização do acessório mais amado por nove entre dez mulheres, eles desenvolveram um tornozelo articulado com várias possibilidades de movimentos.


    A novidade foi apresentada durante a Maratona de Projetos da Uniso. Aclamados entre os participantes e público presentes no evento, realizado no campus Trujillo, os alunos conquistaram o primeiro lugar na classificação.

    “Embora ridiculamente simples, não tinha visto nada parecido no mercado. Então resolvi investir nisso”, disse Lincoln. Para ele, o fato de utilizar pernas mecânicas não deve interferir na autoestima de uma mulher. Com a nova prótese, a tendência é que ela não perca sua feminilidade.


    Com o protótipo funcionando, os estudantes pretendem levar o projeto adiante, pensando, sobretudo, no benefício que a nova prótese pode trazer à vida de muitas que utilizam pernas mecânicas. “A ideia é trazer a mulher de volta desta exclusão”, finalizou Lincoln.



    Os alunos foram orientados pelo Professor Mestre Adilson Spim
.

FONTE: PORTAL DA INCLUSÃO

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

CINEMA EM TIRAS - TOMATES VERDES FRITOS (COMPLETO)



ELENCO



• Kathy Bates   Evelyn Couch
• Mary Stuart Masterson   Idgie Threadgoode
• Mary-Louise Parker   Ruth Jamison
• Jessica Tandy   Ninny Threadgoode
• Cicely Tyson   Sipsey
• Chris O'Donnell   Buddy Threadgoode
• Stan Shaw Big George
• Gailard Sartain Ed Couch
• Timothy Scott Smokey Lonesome
• Lois Smith   Mama Threadgoode
• Nick Searcy   Frank Bennett